Texto da Revista Mundo-Tri fevereiro 2012

Por que correr com tênis baixos.


Começo esse texto dizendo: Essa é minha opinião.
Essa é apenas minha opinião, e ela é baseada em leitura, experimentos, observação, e principalmente fatos.
Eu não formo minha opinião baseada apenas na minha vontade ou preferência. Eu sempre fico do lado de um consenso comum. Também fico do lado dos fatos, e dos experimentos que dão certo.
Por tanto, antes de criticar, procure saber e entender sobre o assunto em pauta desenvolvido aqui.

Não quero de jeito nenhum parecer um vendedor de tênis, muito menos tentar convencer alguém a fazer o que eu faço ou como faço.
Vou dar minha opinião sobre correr com tênis baixos, e só.

Fatos são fatos.
É fato que o Ser Humano evoluiu com o passar dos anos.
Estamos "caminhando" sobre a crosta terrestre nos últimos 5 milhões de anos e, a mais ou menos 3 milhões de anos, por algum motivo ainda não determinado, “ganhamos” de outras espécies, nossas primas, e chegamos onde estamos hoje.
Em determinado momento lá trás, paramos apenas de coletar frutos e raízes, e passamos a comer carne. Essa proteína animal fez nosso cérebro mudar de tamanho conforme as gerações nasciam.

Com isso, nos tornamos onívoros comendo carne de vez em quando. Com o passar dos anos passamos de carniceiros que se contentavam com restos, a caçadores.

Mas como poderíamos ser caçadores se não temos garras, nem dentes afiados, nem velocidade, nem visão noturna, nem bom olfato?
Na verdade parece que eramos mais a caça do que caçadores.
Tínhamos uma arma secreta: A capacidade de suar.
Simples assim!
Desenvolvemos técnicas de perseguir animais como antílopes, guinus e gazelas correndo, correndo e correndo até que os animais caíssem mortos de tanto cansaço.

Sim!
A corrida fez parte da evolução do homem pois nenhum outro animal possui a incrível capacidade de transpirar enquanto corre.
Qualquer animal pode correr mais rápido que nós, mas nenhum pode aguentar um exercício aeróbico tão intenso quanto a corrida por muito tempo.
A corrida não é apenas o esporte mais antigo, por que era praticado na Grécia antiga. . . a corrida ajudou o Ser Humano a evoluir. Ela é uma companheira da nossa evolução a milhares de anos.

Não sou eu que disse isso.
Essa informação esta nos livros, nas bibliotecas, nas faculdades, na internet e principalmente, essa informação esta em cada um dos 7 bilhões de humanos na Terra.
É só olhar para um corpo humano.
Agora pergunto:
Como essas tribos de Homens caminhavam e corriam naquela época?
Com sandálias com ar, molas ou com gels ?
A resposta é obvia: Descalços.

Agora faço outra pergunta:
Como eles conseguiram caminhar e correr por 2 ou 3 milhões de anos, fazendo suas atividades de forma eficaz, nos dando condições e genes para chegarmos até aqui no atual ano?

No livro Nascido para Correr, escrito por Christopher McDougall, existe uma frase que pode explicar quase tudo:
Quando protegemos alguma parte do organismo humano, ela se enfraquece. Quando colocamos essa parte para trabalhar e se esforçar, ela se fortalece”

Simples assim!
Então por que criamos essa maldita cultura de correr com molas, ar, e géls sob nossos pés?

As estatísticas são bem claras, e no livro cita todas elas.
O que era para resolver um problema, criou muitos outros.
Os tênis com solados altos são uma enorme barreira entre o solo e nossos pés.
Nossos pés tem terminações nervosas onde todos os órgãos vitais, cérebro, e coluna podem ser “tocados”.
Essa barreira, faz com que nosso corpo se acomode e instintivamente faz com que ele pare de se esforçar deixando-o fraco.
Nós evoluímos com o solo sob os pés, e não sei por que, de 1970 até hoje, tentamos separar essa ligação importantíssima para nossa integridade física.

Eu não apenas acredito que é importante ter uma ligação próxima com o solo, eu entendo isso, pois os fatos me provam.

É por isso que eu corro com tênis baixos.

Correr com tênis minimalista me força, e força meu organismo a me educar correr corretamente, pisando corretamente no solo e forçando os músculos que evoluíram com o passar dos anos para que a corrida fosse praticada fluentemente.
Aterrissar no solo com o calcanhar, vai jogar todo o peso do seu corpo em uma área pequena, além de forçar uma parte da perna a qual  NÃO  evoluiu para tal fim.
Aterrissar com o calcanhar só joga o esforço para a tíbia quando na verdade deveria ser apoiado na panturrilha.
Aterrissando com os pés por completo, ou com a parte do meio para frente da planta do pé no solo, além de ter uma área maior de contato distribuindo melhor o peso, faz com que a panturrilha seja forçada aguentando todo o amortecimento.   Ela evoluiu pra isso.

Não podemos nunca jogar a responsabilidade do amortecimento de cada salto da corrida para os tênis. Somo nós os responsáveis por correr corretamente e jogar o amortecimento para a panturrilha independente do tamanho da sola do calçado.

A ideia de se correr com tênis baixos e planos, sejam eles da marca que for, é de se parecer o máximo possível com o ato de correr descalço, apenas te livrando de indesejáveis pedras que possam furar nossa pele fraca e desgastada pelo sapato quente e úmido diário do dia a dia.

Eu não falei de performance pois não procuro isso. Procuro longevidade no ato de correr deixando meu corpo mais firme e forte por inteiro.
Performance é uma consequência que virá naturalmente depois correndo corretamente.

Minha dica é:
Se você entendeu e gostou, não saia correndo descalço, muito menos correndo com um tênis baixo logo de cara.
Procure primeiro orientação de pessoal especializado, que infelizmente é difícil de encontrar, e comece a se reeducar para correr corretamente usando tênis baixos.
Com o passar do tempo você vai se adaptar e, além de deixar seu corpo mais forte por completo, você estará fazendo com que seu organismo ative a memória guardada no DNA, te deixando mais integrado com a natureza ao seu redor.

A ideia é relembrar o esquecido e voltar a fazer parte do ecossistema em que você vive e que esta ao seu redor.
Correr com tênis baixos é uma das formas de se fazer isso.

Boa corrida, correta!

4 comentários:

Emiltri disse...

Ótimo texto! Bem direto.

Ciro, tenho alguns dos trabalhos científicos a que você se refere. São bem tecnicos, mas são muito bons. Inclusive os usados no livro Born to run....

Me mande um mail que eu respondo com os artigos: emil@sti.com.br

Abrax.

Beto Nitrini disse...

Ciro, da série esporte também é cultura, como veterinário e atleta não pude deixar de fazer algumas observações sobre seu post.

Os equídeos (cavalos, zebras, burros e mulas) e bovídeos suam como nós, através de glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo.
Canídeos e felinos (transpiram pela língua e pelos espaços interdigitais, entre os dedos) por isso tem baixa capacidade de repelir o calor de seus corpos.

Por isso quando você for passear com seu cachorro e quiser refrescá-lo molhe a boca e os pés!


Abraço!

Beto Nitrini disse...

Comecei a ler o livro e logo nas primeiras paginas há uma informação relevante: De 1970 para cá quando se iniciou a febre da corrida e paralelamente a corrida da industria pelas tecnologias dos tenis não houve redução significativa das lesões nos corredores, muito pelo contrário elas aumentaram (percentualmente, pois obviamente o numero de corredores aumentou, logo o numero de lesoes também).
Isso não quer dizer que vou sair por aí correndo descalço, mas vou prestar atenção na minha mecânica!
A gente presta uma atenção danada na mecanica dos braços na natação, na pedalada, faz um bike fit perfeito e sai por ai correndo feito vaca louca...
Abs

ciro violin disse...

EXATAMENTE!!!!!!!

ninguém mais presta a atenção nos pés

Todos mandam um grande foda se para os pés como se dissessem:

"Pés??
Eu tenho pés??
Ah é... eu tenho pés
Tinha me esquecido deles."

QUANDO NA VERDADE A IDEIA É FICAR O TEMPO TODO PRESTANDO ATENÇÃO NO COMO SEUS PÉS TOCAM O SOLO.