O Melhor Triatleta Amador

Olá pessoal . . .

Essa semana estive pensando e conversando com vários triatletas sobre o triathlon no Brasil e mais especificamente sobre quem é o melhor triatleta amador do país na atualidade.
Indicar o melhor triatleta amador é bem complicado, já que não existe regras oficiais para determinar essa posição.
Primeiro que existe 4 distâncias no triathlon: Short, Olímpico, Meio-IronMan e IronMan.
Como determinar qual o melhor?
Segundo que a CBtri e as federeções pouco ligam para fazer um rankimg e fazer uma deteminação.

Se elas estão pouco ligando para os Prós, imagine a gente, amadores.

Terceiro que o triathlon é um esporte muito injusto, pois não depende apenas do atleta, por ex:
E se furar o pneu em provas importantes?
É muito complicado dizer e afirmar quem é o melhor . . . e sim dizer que existem
OS MELHORES DA ATUALIDADE

Já que poucos ligam em saber quem são os melhores, aqui vai a minha lista dos melhores.

Esses atletas não estão em ordem de melhor para pior, apenas estou escrevendo aleatoriamente.

Esses triatletas que citarei são os caras que eu lembro todos os dias.
Aquele dia que estou desanimado, e sem nenhuma vontade de treinar, penso que eles devem estar treinando, e para ficar bom devo me espelhar neles.

São atletas que além de muito fortes, são pessoas de cabeça muito boa, gente finíssima, muito educados e que são muito bons em seus respectivos empregos no qual sustentam suas vidas no esporte que amam.

A lista:
Toni Ferreira: Mogi das Cruzes -
Excepcional triatleta, forte e nivelado nas três modalidades, campeão inúmeras vezes do TrofeuBrasil e Internacional Santos, melhor amador no IronManBrasil 2006 e já esteve por 4 vezes no Hawaí.... sem comentários. O cara é muito fera!!

Luis Topan: Belo Horizonte -
Esse cara deveria ser o melhor pelo simples fato de ter 43 anos e dar pau na galera mais nova. Além de montanhista dos bons, ele tem resultados expressivos como um melhor amador no IronManBrasil 2007 com 9:07; Melhor amador no IronMan Arizona 2008 com 9h11... incrível!!! Com 43 anos, imagina com 25 o que esse cara faria.

Thiago Menuci: Porto Alegre -
Excelente ciclista em provas de triathlon, Menucci anda na frente dos triatletas amadores desde seu ótimo desempenho no MeioIron Pirassununga 2007. Depois disso ele foi o o melhor amador brasileiro no IronManBrasil 2008, e tb já foi para o Hawaí. É o mais novo da galera e o que vai dar mais trabalho lá na frente.

Luis Pereira Lima: O Luis gente boa, mora em Floripa e é um ótimo corredor nas provas de triathlon, figura com certeza na minha lista, pelo fato de andar bem em provas de MeioIronMan e pelo fato de ter sido o 3 melhor amador no IronManBrasil 2008 e em 2009, vai pela segunda vez para o Hawaí. Muito constante, é raro quebrar, e é raçudo, qualidade que admiro muito.

Rafael Brandão: Goiânia - Gosto de chamar o Brandão de The Super Swimer..... é incrível o que esse cara consegue fazer dentro da água. Com um neoprene então, ele quase sai pra fora d´agua de tão forte que náda.
Ele tem o super tempo de 16´30´´ nos 1500m
4´02´´ nos 400m
1´56´´ nos 200m, todos os tempo na piscina de 50m, e já foi finalista de TroféuBrasil de Natação.
Não acabou não. Ele foi o segundo a sair da natação em Clearwater 2007 apenas atrás do POOTS.
Depois que esse cara sai da água ele ainda pedala muito forte.... na verdade eu nem sei dizer o que ele faz melhor, pois o pedal tb é insano. Tanto é que ele só foi o 2 a entregar a bike em Pirassununga 2008 apenas atrás do Colucci. Brandão foi o Melhor Amador no 70.3 em Penha 2008.

Esses citados acima são os que considero os melhores hoje, julho de 2009,
mas a lista é grande...calma que tem mais:

Atualizados ( levan * )
* Frederico Monteiro Silva - Campeão Geral Amador da Etapa de BH de triathlon Olímpico 2009

Ednei Batista: Guarujá - Ótimo nadador, foi o primeiro a sair da natação no IronMan 2007 ao lado do Fábio Carvalho, e sempre que participa de uma prova vai bem, trabalha como técnico e sempre esta nas cabeças nas provas que participa. Esta na minha lista com certeza.

Zé Fabrício Pessoa: São Paulo - Bom... esse cara dispensa comentários, eu entrei nessa brincadeira chamada triathlon vendo o Fabrício ganhar provas. O cara tem uma corrida espetacular, e seu melhor tempo numa meia maratona é 1h08 se não me engano. Tive a oportunidade de fazer um teste de VO2 ao lado dele, e vi o que esse cara consegue correr... me lembro que a esteira não ia mais rápido do que 24km/h, e o Zé continuava correndo e fazendo sinal de positivo para o médico. Nunca vou esquecer daquela cena. O RodrigoTomé estava junto, ele lembra tb.

Willian Barbosa: Nova Odessa - SP - O grande parceiro, gente boa Willian é o que considero de todos o melhor geneticamente. Ele é o cara que nasceu pro triathlon. Ele tem todas as medidas do corpo que são boas para a prática do triathlon. O problema dele atualmente é que não esta treinando. Se ele treinar sério, ninguém anda mais rápido. Gostaria muito que alguma empresa, ou clube apoiasse o Willian no esporte. Como disse, se ele treinar ganha todas. Fica aqui minha dica para quem sabe, talvez o Clube Pinheiros.... uma bolsa para o Willian.

Rafael Scussiato: Vencedor no geral amador de vários SESC triathlon, tem as três modalidades muito forte, e não sei dizer em que ele é melhor, já que sua natação, seu ciclismo e sua corrida estão sempre estre as melhores. Rafael esta últimamente correndo provas de X Terra. Já tentei pedalar com ele em Ilha Bela 2007, mas o cara desce os morros como o Francês Absalon ( Campeão Mundial de MTB )

Sebastiam Castellano: Campinas- Minha nossa!!!! Quanto tempo demorei para ganhar desse cara. Ele é muito forte! Muito forte! Raçudo daqueles que vai até o final nem que esteja sem os pés. Tem uma corrida muito forte e tem em seu primeiro Iron 9h42. Recentemente voltou a vencer provas ganhando o Trimax em Ubatuba 25/05/2009. Sou fã dele, gente finíssima.

Arthur Ferraz: SãoPaulo - O Arthur é novo no triathlon e já mostra grandes resultados. Tem um ciclismo de respeito, e agora parece que engrenou na corrida. Ele estava em Ubatuba domingo passado e se não fosse o pneu furado iria dar muito trabalho. Depois que ele voltou para a transição de carro, saiu pra correr e andou o tempo inteiro ao lado do Ezequiel Morales nos 21km, e fechou para respeitáveis 1h15. Ele treina com o pessoal do Pinheiros. Aquela galera que anda muito tb, Alê Takenaka, Índio, Tirinho, Edu Bereta, Thomaz.

Anderson Ferreira: Águas de S Pedro - O Anderson é novato no triathlon também, mas tem excelentes resultados como campeão brasileiro geral amador de Duathlon em 2007. Tem talvez a melhor corrida de todas entre nós amadores: Apenas 30´50´´ para os 10km.
Eu disse 30 minutos e 50 seg. Isso é incrível!!! Respeito demais esse cara. Ele é como o António Marcos Tri-campeão brasileiro de triathlon profissional..... se aguentar o pelote na natação + bike ninguém pega ele na corrida.

Santiago Mendonça: Sul - Tem 9h31 no IronMan Brasil 2008 e venceu o geral amador no SESC Caioba 2009. Triatleta forte que geralmente ganha provas de travessia também



Betão Valente: SP - Esta na minha lista pois foi o melhor amador Brasileiro em Clearwater 2008, foi o 3 melhor amador 70.3 Penha 2008, além de ter 9h33 no IronMan Brasil 2007, indo para o Hawaí

Luis Otávio: Capinas - O LODD, esta na minha lista pelo mais forte pedal entre todos nós amadores. Já foi campeão paulista de ciclismo contra-relógio, e atualmente esteve em Americana correndo uma prova de pista contra os melhores ciclistas de pista do Brasil. Resultado?? 4 lugar geral sem treino especifico. Ciclistas...se preparem.

Eduardo Beretta: SP - Esta presente na minha lista por que ganha 80% das provas de short, Aquathlon e Biathlon que participa. Se o Mansur não esta na prova, quem leva é ele.

Apenas uma observação: Gostaria de ver um revezamento no MeioIronMan AFA com:
Rafael Brandão na natação - Luis Otavio na bike - Anderson Ferreira na corrida.
O tempo seria para baixo de 3h30 com certeza

Revelações:

* Breno Wernek - Rio de Janeiro: Campeão brasileiro de categoria 2008
Eduardo Lass - Curitiba: Campeão brasileiro de Olímpico na categoria 2008
Andre Lenni, o Tirinho - SP Campeão Brasileiro Olímpico na categoria 2008
Fernando Ferreira - São Pedro SP Campeão Brasileiro de Duathlon na categoria 2007
Thomaz Tropiano - Limeira SP ( para o futuro, tem que treinar muito)
Luigi Prada - Limeira SP (Também para o futuro, tem que treinar muito)

Ainda posso citar.....
Arthur Alvin Silva , esta na lista por que não tem medo de treinar.....faz muito treinos loucos como eu, treina pra valer e tem um ótimo pedal.
Marcos Castelo Branco, pela ótima natação , e ótimo ciclismo, e sempre andando na frente
Marcelo Moreno, estava fazendo uma prova perfeita no Iron, até furar o pneu da bike .
Casu: Sempre disputando a categoria da 35/39 e já esteve no Hawaí
Rodrigo Dantas - Irmão do super Renato Dantas, Rodrigo é um excelente triatleta.
Carlúcio Fraga, e Francisco Filteman de Goiânia.
Boniek Sousa de Aracajú, vice-campeão brasileiro de olímpico na 25/29
Giovani Sturion - Curitiba: Esta na lista pela ótima natação ( jà foi finalista de trofeu Brasil de natação com 3´56´´ nos 400m), é sempre podio nos campeonatos brasileiros de olímpico, e ganha travessias.
Igor Costa de Salvador : Esta na lista pela ótima corrida.

Joachim Doeding: Esta na lista pois tem 50 anos e é o atual campeão mundial de MeioIronMan da categoria 50/55 em Clearwater

E claro... Claudemir Cassamasso, Bi-Campeão Mundial de sua categoria 40-44 em 2001 e 2002, hoje infelizmente com uma barriga enorme que me deixa triste.

A lista é grande minha gente!!!
Respeito e admiro cada um desses triatletas.......Não dá para dizer, muito menos afirmar quem é o melhor.

Tenho certeza de que como o Thiago Menuci me disse em um email .... (que concordo plenamente):

``Se esse país não fosse uma merda, e só pensasse em futebol, o futuro do triathlon estava garantido, pois QUALIDADE temos.....falta apoio´´.

Obs: Acho que lembrei de todos, mas se esqueci, me lembrem que acrescento

ciro violin


---------------------------------------------------------------------------------

52 comentários:

Júnior_Triatleta disse...

Parabéns pela prova em Ubatuba, para quem estava apreensivo foi muito bem.
Fico imaginando o restante dos atletas que vem abaixo, se todo mundo ai que você citou tem um patrocínio e conseguem treinar e o que disser daquele que não possuem uma misero patrocinio e tira do bolso, percebi uma coisa que só aparece o resultado quando se tem (patrocinio), tem um cara aqui em Limeira que ficou em terceiro lugar no X-Terra regional em Ilha Bela, prova recente, eu vi a lista de patrocinios que o cara tem. Triathlo neste país NUNCA vai ser reconhecido infelizmente, eu particularmente não tenho nenhum resultado expressivo, faço porque gosto e banco do meu bolso, por este motivo fico imaginando quantos e quantos por ai não fazem isso por incentivo próprio, mas sorte de quem tem patrocinio e principalmente tempo pra treinar, neste país isso já é um ÓTIMO INCENTIVO.
Abraços e bons treinos

Anônimo disse...

Ciro,

Com certeza todos os triatletas que vccê citou são muito fortes e existem ainda muitos outros. Infelizmente neste país, não existe apoio algum e por isso é muito difícil conciliar trabalho, família e o esporte que amamos fazer. Engraçado como o que vc disse é realmente verdade...o dia que estamos cansados (do trabalho e dos compromissos diários) e estamos a ponto de desistir de um treino do dia, pensamos que os outros devem estar treinando e aí ganhamos uma motivação extra para superar aquele dia. Vc com certeza é um dos melhores desta lista e um atleta que a maioria pensa quando está desanimada.(pelo menos eu penso...hehehe)
Abraços e boa sorte no Hawaii

Anônimo disse...

Ciro,

Engraçado como o que vc disse é realmente verdade...qdo estamos desanimados pensamos em alguém forte que com certeza está treinando...nestes momentos com certeza seu nome aparece na cabeça de vários destes e outros triatletas(na minha eu te garanto...hehe)Infelizmente, é muito difícil treinar e trabalhar neste país, mas a gente faz o que pode e o que dá né.(rsrs)
Abraços e boa prova e sorte no Hawaii

Marcos Apene do Amaral disse...

Deu medo da listagem mas...
Para os considerarmos homens de verdade, além de triatletas competentes que são, quero saber qual destes se "amarraria" numa competição entre si! Daí sim!
Não para ver quem é efetivamente mais rápido, melhor (afinal isso deve considerar outras inúmeras variáveis) mas para saber quem está disposto a tirar dos melhores, o melhor! Mais um 1000pontos para todos aqueles que se inscrevem nas "provas dos bons" e não se escondem ganhando dos medíocres como eu!
Colocaria na lista, numa rápida lembrança, Marcio Cunha e Delfin Quintas.
Galera, pronunciem-se!
Ciro, vamos armar uma prova dessas?

Anônimo disse...

Claro que esqueceu. Como você poderia esquecer do atual Campeão Brasileiro Olímpico Amador ,Campeão do Ironman Brasil 2009,com direito a recorde Brasileiro Amador, e uma corrida MONSTRUOSA 42km : 3:03 e que Vai fazer bonito em Kona, Havaí.

Como conseguiu esquecer de Ciro Violin?
iaeuioaeua


Parabéns Cirão,Atual melhor amador do Brasil.
Abraço,

Thomaz Tropiano.

Marcos Apene do Amaral disse...

Diga-se de passagem, Delfin e Marcio não somente pelos resultados mas também pelo tempo e quiça, um pioneirismo entre os bons e respeitáveis amadores!

ciro violin disse...

Com certeza Marcio Cunha,
Rogério Vieira
Delfin
Gilvan Oliveira
Vitor Carrara
Diogo Malagon
Tiago Schervinski
fazem parte da lista...
Apenas ele não estão treinando mais, por isso não os coloquei. Pelo menos não tenho visto nas provas. Mas com certeza lembrei deles sim

Marcos Apene do Amaral disse...

E já que é pra meter a boca mesmo! Quais desses competem limpos e honestamente sem usar "aditivos"?
Quem daqui vai só de arroz e feijão?!

ciro violin disse...

Agora sobre uma possível disputa entre toda esta galera???

Nossa!!! Com certeza essa é uma excelente idéia
EXCELENTE IDÉIA!!

Só de poder esta alinhado para largar ao lado desses caras... nem que for apenas 15 dos 32 que citei pra mim seria uma HONRA!!!
E claro tiraria uma foto para guardar

simplifique disse...

Fala Ciro, blz?
Cara, peguei o post via Reader e enviei para a lista de triathlon do Rio, onde moro, até pq, estavam falando outro dia sobre elite que correm de amador e coisa e tal.
Cara, deu um bafafá da porra.
Um pq nao tinha nego do Rio, outro pq ficou naquela que nego trabalha e treina ou só treina, ou seja, é ou não é amador.
Enfim, fiz apenas para divulgar e deu barulho.
Abs.

Davison Venâncio Sant'anna disse...

AOMDE É QUE ASSINA!!!!
SO MONSTRO!!!!
EU QUERIA PARTICIPAR DESSA PROVA!!!NA ORGANIZAÇÃO, SRSRSRSR

DAVISON - TRICAIPIRA NA VEIA

ciro violin disse...

Nossa Xampa!!
Bom... blz, a sua intenção foi boa e é isso que vale.

Realmente esta faltando um triatleta do Rio de Janeiro.
Eu pensei em colocar o Breno Werneck, mas nunca mais o vi em provas, e o Marcos Halak, mas eu nunca sei o que ele faz... Pró ou Amador, e se ele mora no Rio ou em Juíz de Fora, por isso não o coloquei. Mas eu admiro muito os dois.
Gostaria de lembrar que o Breno foi o único que conseguiu correr comigo no brasileiro de triathlon no Rio ano passado (20/07/09), e foi o 2 geral amador. è um excelente atleta.

Obs: Eu não estou na lista de melhores triatletas que fiz,,,, mas no site do TroféuBrasil, estou como atleta do Rio de Janeiro, mas ninguém nunca reparou isso. Quem sabe eu não posso receber um convite da Federação do RJ para oficializar isso?

Arthur Ferraz disse...

Fala Cirão,
Em primeiro lugar obrigado pela menção. E concordo com o pessoal de que se formos ver resultados em todas as distâncias você tem de estar em primeiro lugar da lista. Mas não é por isso que também não vou sempre querer ganhar de você
Outrodia lendo aqui comecei a pensar sobre a questão amador x profissional e a pressão que nós atletas mesmo nos fazemos sobre ir ou não parao profissional. Afinal se melhoramos e andamos junto com os profissionais é graças ao nosso trabalho duro e diário. E a decisão tem de ser nossa, basada em nossas condições e nossa disponibilidade de encarar isso. Não é uma obrigação de liberar o pódio para aqueles que treinam menos ou que tem menos condições. Me considero um atleta amador e gosto das provas, como a sugerida, em que todos os amadores fortes estão presentes,o pau come e podemos competir de verdade. Temos que evitar a máxima dos organizadores de prova de que o melhor é que os atletas bons vão todos para o profissional para motivar mais gente ruim a competir para sair com medalha. Aí acabamosa inscrição do iron em junho,só com cara ruim que vai esperarquase um ano para começar a treinar para alguma coisa.
Mas vou escreverpara você sobre isso por e-mail e daí você coloca sua opinião aqui
Abraço
Arthur (pinheiros)

Aventuras nos "states"... disse...

Oi Ciro!
Parabens pelas suas conquistas, e em especial pelo Ironman!
Quanto a sua lista, gostaria de acrescentar meu irmao, Frederico Monteiro da Silva, que foi campeao geral amador do Brasileiro de Triathlon deste ano, que aconteceu em Minas Gerais. Sou triatleta tb (quase aposentada) e conheco quase todos estes atletas que vc colocou na sua lista, e concordo com tudo que vc disse. Soh gostaria mesmo de acrescentar meu irmao, que alem de ser um otimo tecnico de triathlon (do Parana Clube-Curitiba), eh o atual campeao brasileiro amador de triathlon olimpico! Admiro muito ele!!!Abracos!!!

ciro violin disse...

Muito justo Ana Carolina
Frederico Monteiro da Silva... bem vindo a lista

Dia 12/07 no Rio de Janeiro esse é o Homem a ser batido
Um excelente resultado em BH no olímpico para 2h02 e uma respeitavel corrida para
35´56´´
Parabéns!!

AnaMaria disse...

Ciro, parabens pela iniciativa. Conheco quase todos desta relacao e estou de acordo.

Tinha esquecido quantos atletas amadores bons temos no Brasil

PARABÉNS A TODOS QUE ESTÃO RELACIONADOS NESTA LISTA

Ana

AnaMaria disse...

Uma idéia:

Quem sabe alguém se prontifica a fazer um blog para um ranking amador no Brasil.

O Blog poderia ter algumas regras básicas de como e o que precisa para entrar no ranking.
Por exemplo:
Provas de Short valem peso 1; Olímpico vale 2; Meio vale 3 Ironman vale 5 e quem se classifica para o Hawai vale 7

Só um exemplo ok?

Alguém ficaria responsável em atualizar os nomes

Valeria provas do Troféu Brasil, Long Distance, provas oficiais da Cbtri e da Latin Sports (Iron e 70.3)

O que vocês acham?

Marcos Apene do Amaral disse...

Quando vai ser a prova?! Aonde?! Estou disposto a organizá-la!
Mas a idéia do ranking é melhor, mais fácil de ser realizada e vai premiar a regularidade! Genial! Quem vai se habilitar para criar esse blog, listagem, seja lá o que for e quais as sugestões da galera para a classificaçao de cada um?!
E antes de mais nada, qual o critério para definir quem é amador e quem não é?
Ciro, você que está polarizando sobre esse tema e tem provavelmente uma lista com o contato dessa galera toda, monte um grupo e comece a divulgar a idéia que vai aparecer quem coloque a mão na massa e faça o que queremos acontecer. Pode acreditar! Conte comigo!

simplifique disse...

Ciro, o Arthur Ferraz fez um comentario muito interessante e que gerou uma grande discussão na lista do Rio. Por que amadores de ponta, como vc e os listados, ficam na categoria amadora e não vão para Elite? Os da Elite vivem apenas do triathlon? Enfim, por que essa decisão? Eu acho que cada um fica na sua e toma suas decisões, mas parece um assunto interessante.
Abs.

ciro violin disse...

Olá Xampa...
Bom, eu particularmente sigo muito o que o ToniFerreira fala e faz.
O Toni é fiel ao amador desce que o conheco, e esse cara já ganhou tudo no amador, e mesmo assim continua no age group.
Acho que não é justo EU que trabalho e treino, correr contra os profissionais.
Muito simples.
Para eu me inscrever no pró, terei que treinar uns 30% mais do que já treino,
e enquanto eles vão descansar pós treino, eu me visto e venho trabalhar?
Seria justo??
Tenho que estar na mesma categoria de caras que trabalham e treinam.
Como disse o Arthur:
A categoria amador não é para os pangarés, e sim para os que NÃO vivem do esporte.

Se eu só treinar, SEM trabalhar, não terei como pagar minha inscrição. Isso a não ser que as empresas e equipes SAIAM DAS TOCAS e começem a patrocinar atletas. E não estou falando em ME patrocinar não... ANTES de mim tem caras muito mais feras que merecem patrocínio.
Enquanto EU estou pagando minha inscrição, EU decido em que categoria devo correr e
estarei junto com essa galera que citei, aumentando o nível do amador.

ciro violin disse...

Nós estamos falando de uma coisa e tem gente boiando e falando de outras coisas.
Eu nem quero record de nada, apenas lembre se que o percurso da prova mudou e mudou 3 ou 4 vezes, e que a vida toda Renato Dantas e Fernando foram profissionais.
O Renato conseguiu a vaga para ir no Hawaí no amador e no profissional, mas tem carinhas por ai que corre no pró e no ironman corre no amador para conseguir a vaga.
É JUSTO???

Halmer disse...

Pessoal,

Esta idéia de criar um ranking é muito boa! Além de triathlon, eu tb faço corrida de aventura, e o pessoal criou um ranking brasileiro que é muito legal e bem bolado...
Eu tenho disposição e um pouco de conhecimento para criar este ranking. o que vcs acham?

Anônimo disse...

Acho que já sei do que voces estão falando...

O record de tempo em IronMan para um amador é 8h51 mas quem fez corria como profissional na epoca e só correu Ironman como amador.

Mas para este novo percurso em Floripa o record é de francês 9h04 e de um amador brasileiro 9h05 do Ciro

Mauro

simplifique disse...

Ciro,
concordo totalmente com o seu ponto de vista. Não é pq um cara manda ver que tem se profissionalizar, ele tem que fazer isso se viver do tri.
E pode ter até vivido um tempo, um ano e visto que não dava e voltar a trabalhar e treinar.
Amador não é pangaré foi muito boa.
Aprovado.

Anônimo disse...

Essa lista não vale nada!

Eu deveria estar nela e não estou.

Baixo assinado contra esta lista desse Ciro

Anônimo disse...

Acho que esse tira teima entre os atletas amadores deveria ser feito na última etapa do troféu Brasil de Triathlon em Santos em Dezembro.

Todos estarão cansados, mas acho que todos vão querer ir e disputar.

Fazemos uma aqui em SP, e depois escolhemos uma no Sul do país para igualar as despesas dos que vieram para cá

Renata Alcantra

Pablo Dickinson disse...

E ai Ciro..pô cara faltou vc neh...e isso ta dando o q falar heim hehehehe...quem sabe um dia eu entro nessa lista..até la preciso treinar muuuuuuuuito...

comente de vc ae rapai

Unknown disse...

Olá Ciro e tribrothers..

Obrigado pelos comentários elogiosos.
Quanto a divisão amador/pro, seja no Brasil, seja na maioria do mundo ( até no dito 1o. mundo ),é hipócrita, pois só uma minoria produz seu sustento tendo como fonte primária o desempenho como triatleta ( premiações, patrocínios, direito de imagem, etc ). Basta ver o start list de KONA, que verificarão que menos de 30% do pro indicam triathlete como profissão exclusiva.
Creio que as provas ( salvo por alguma dificuldade técnica ou logística ) deveriam excluir a classe pro e, ao molde de outras modalidades, ter um resultado conjunto, retirando o pódio ( em regra de 5 ) para a premiação geral, partindo depois desta exclusão para a premiação das categorias. Bem... apenas uma idéia.
Quanto a prova com a galera, seria, como dizem minhas fihas, ..doido.. . Mas, deixando a utopia de lado, seria mais factível e produtivo a gente tentar fazer ( ...um dia acaba saindo.. ) um "camp". Tentar arrumar um local ( tipo um hotel fazenda, etc ) que tenha um asfalto legal e uma piscina/lago que desse para nadar ( correr qualquer lugar rola, principalmente agora na "eragarmin" )para a gente levar a familia ( moçada vão aprendendo que tem pra treinar casado e com fihos tem fazer média, pois, elas em mais ciúme da sua bicicleta que da mulher mais linda do mundo e preferem que vc seja um barrigudo, mas que acorde sábado e domingo as 11hs. só pra tomar café juntinho ).
Seria muito bom treinar com a galera, trocar dicas, experiências e lógico...contar muita mentira.
Vamos pensar sério nisto. Creio que um lugar no meio do caminho seria algo em SP.

Forte abço do TOPAN

Anônimo disse...

Nem acredito que estou nesta lista!!!!
Valeu Ciro

Anônimo disse...

Gostaria de lembra-los que o Caco (Claudemir Cassamasso) na época aurea de treinos e provas dele ( ganhou vários geral amador de TroféuBrasil... competia de pedalão, ou seja, só no pedal com firma pé, e dava pau na galera. Eu fui um que nunca consegui ganhar dele na categoria. Gostaria de ve-lo em ação novamante. Alguém tem o email dele ai?

Anônimo disse...

Ciro, você é realmente forte, e ganha muitas provas no amador, ter 9h05 no primeiro Iron foi incrível, mas vamos falar a verdade... duvido que você trabalhe 8 horas diarias para fazer o que você faz...

Ass: Claro que anônimo né?

ciro violin disse...

Puta que pariu...olha só que tenho que ler...
O ANÔNIMO.... eu adoro quando as pessoas duvidam de mim, por que daí eu fico com mais gana de faze-las acreditar que é possível.

Vamo faze o seguinte:
Vem passar uma semana comigo aqui. O Anônimo,e qualquer um que duvide tá convidado a passar uma semana aqui comigo. Terá cama, comida e roupa lavada, vai ficar na minha casa, e vai além de acordar cedo pra treinar, fazer um estágio em uma empresa de bebidas. Pode vir de surpresa.
Puta que pariu, só me faltava essa.
Infelizmente nunca será possível agradar Gregos e Troianos

simplifique disse...

Ih cara, deixa rolar.
Vc ralando, nas cabeças, fazendo o que gosta e nego na uruca.
Sai pra lá ..., hehehe ...

cristiano santos disse...

Ciro, bem legal esta citação que voçê fez dos atletas amadores. Abç e nos vemos em kona. Cristiano henrique santos (porto alegre).

Anônimo disse...

Ciro,

Somente um comentário sobre meu irmão(Renato Dantas) no Iron. Quando ele correu no amador ele já estava trabalhando na Receita Federal.O ano passado ele ganhou a categoria trabalhando das 8 as 17 com 1 hora de almoço(Receita) e sem nenhum apoio. Pro povo que treina e descansa, meus parabéns, mas ele é mais amador do que nunca pelo simples fato de ser funcionário público com horários a cumprir e andar do jeito que AINDA anda. Quem quiser ter este talento que nasça de novo...abraços

Marcos Apene do Amaral disse...

Irado o tema! Principalmente porque está dando o que falar e mais, bem provavelmente, vai fazer com que grandes idéias saiam do monitor e se tornem realidade para o bem do nosso esporte! Vamos montar esse ranking!
Renata, Topan, acho que devemos seguir as idéias de vocês nesse primeiro momento. Façamos esse tira-teima, antes de mais nada, como primeira experiência, na última etapa do TB em Santos 2009 ou Pirassununga, que tal? OU mesmo na duas para termos o primeiro ranking em 2009 e partirmos para os próximos nos anos seguintes!
Em Santos todos largam no Elite-Amador e em Pira é todo mundo junto mesmo!
Primeiro porque a maioria já se inscreve nessas provas mesmo e porque já temos regras estabelecidas para um competição minimamente honesta! Fora que dá, imagino eu, sem muitas restrições, para falarmos com o Célio e o Núbio que nos ajudariam com relação ao resultados ou mesmo outras iniciativas que possam aparecer!
Estou a disposição no marcosapenedoamaral@gmail.com para "trabalhar" em função disso. Se interessar, entrem em contato. Já mandei umas coisas pro Ciro e o Halmer está preparando um rascunho do ranking para discutirmos. Alguém mais se habilita?

Japa disse...

É rapaziada, tem muita gente boa, tem muito nego que não acredita na capacidade de alguns, ou apenas sentem inveja, do que alguns (Ciro, e etc..), fazem, e ainda vão muito bem nas provas...
Não sou triatleta, não pratico esportes, sou um verdadeiro sedentário como diria o Ciro, trabalho na sala dele, bem que eu gostaria que ele não cumprisse as 8 horas diárias de jornada de trabalho, porque aguentar o Cirão não é fácil não...(rsrsr)
Não estou pedindo pra ninguém acreditar no que estou falando, se querem ou não acreditar isso é problema seu, mas, ver e ENTENDER o que uma pessoa pode fazer por um esporte que tanto AMA, não é pra qualquer um, numa empresa de cerca de 350 funcionários, cerca de 10% VE E ENTENDE o que o Ciro faz pra poder sustentar esse "vicio"...
Parabéns à todos vocês, garra, determinação, coragem, força, e etc, são marcas registradas de um triatleta...

Anônimo disse...

Uma coisa que poderia se fazer é um ranking com as provas que já foram neste ano.

por ex:
Pegaremos Internacional de Santos + as 2 do TB + Brasileiro de Longa + Brasileiro de Olímpico + IronMan + Copa Brasil.

Renata

Anônimo disse...

Infelizmente a turma que mora no sul do pais ou no norte, terá que se deslocar para SP ou Rio por q são os locais que mais ocorrem as provas.
Poderemos marcar uma prova próximo de Goiânia, talvez aquela da Pousada do RioQuente - Uma prova mais próximo do Sul do país que pode ser Caiobá ou 70.3, e uma próxima do norte talvez triathlon do exército que é em Vila Velha. Para que todos possam ir.
O que acham??

Marina - Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Posso ir até Leme passar uma semana ai com você, já na semana que vem???
Ui... não vejo a hora bonitão

Code de Nome: Matadora

AnaMaria disse...

Já esta virando baxaria...
Vamos nos concentrar em relação à como poderíamos eleger um ranking para os triatletas amadores no Brasil.
Ciro, você poderia colocar um novo POST e aceitar os comentários apenas com as idéias.
O que você acha??

Ana

AnaMaria disse...

Eu sou fã do Renato Dantas... mas O Renato é o Renato, e depois de tudo o que ele fez como pró, não podemos considera-lo amador... mesmo ele praticando por hobby.

Ana

Anônimo disse...

Ola a todos!

Sou de Pirassununga/SP, sou publicitário e fotografo, quero resaltar que antes de mais nada esse ranking poderá servir de suporte para futuros patrocinados e patrocinadores.

Ha muito tempo já vinha comentando com o Ciro sobre um ranking amador, muito legal essa ideia estar ai, formentada. A partir do ranking podemos fazer uma ferramenta de capitação de recursosxpatrocínios. O idéia é conseguir colocar juntos, bons triatletasxapoioxdivulgação.

Ninguém, infelizmente, ainda quer apoiar por apoiar, ou melhor, poucos fazem assim. Se conseguirmos fazer ferramentas de divulgação regionais, isso pode ser uma maneira de captar recursos.

Ainda não sei como, mas tenho pensando muito nisso, só que não consegui colocar no papel ainda, fechar o processo.

A idéia principal é:
- Ter o ranking
- Ter os atletas cadastrados
- Pensar em como divulgar os patrocinadores

Agora, uma coisa eu acho que tem que ser colocado aqui: Alguém que já treinou profissional, pode voltar a ser amador, ou alquém que já foi amador pode ser um profissinoal um dia. Acho que essas discuçoes de EGO fica muito longe do objetivo principal, tonar o nosso esporte mais forte, através da união e boas idéias. Essa lista do Ciro foi um fermento e deve ser encaminhada para o CRESCIMENTO E ORGANIZAÇÃO DO TRIATHLON NO BRASIL e não ficarmos discutindo coisas fúteis. O que podemos é estabelecer regras para alguém participar do ranking, como tem no Ironman, existe um tempo de acesso, mas isso é algo a ser discutido futuramente. Estou aberto a participar da equipe que irá elaborar o ranking!!!!!!

Paulo Pedrazzini - Triatleta de Cristo

Leonardo Avelar disse...

Fala Cirão!!

Tema polêmico, heim... concordo com o que o Topan disse. No triathlon são poucos aqueles que podem se dar ao luxo de viver exclusivamente disso, inclusive entre os profissionais.

No Brasil então é uma piada... é só pegar a lista de largada do TB e conferir. Grande parte dos caras que largam no PRO tem alguma outra atividade profissional.

Já que estamos falando de caras feras, só mais uma idéia que não tem nenhuma relação com isso... Just for fun... Que tal fazermos um bolão do que vai ser o Top 10 no IM Hawaii 2009!? Se tiver um tempo, pensa nisso e coloca aí no seu blog! (Macca, Craig Alexander, Normann Stadler, Faris Al Sultan, Eneko Llanos, Cam Brown, Eduardo Sturla, Andreas Raelert, Terenzo Bozzone, Hasmus Henning, Andy Potts, Ronnie Schildnkt, Marcel Zamora, Rutger Beke, Tim Marr, Timo Bracht... quem sabe o Colluci não manda ver por lá tb!!)

Aproveita que vc vai estar lá largando com esse monte de feras!

Aliás, vale assistir a prévia que vai ter no IM Frankfurt esse fim de semana (www.ironmanlive.com) A largada da prova vai ter Macca, Eneko Llanos, Hektor Llanos, Timo Bracht, Mathias Hecth, Faris Al Sultan, Andreas Raelert e Terenzo Bozzone. Acho que vai passar flashes da prova pela net.

Abs e bons treinos,

Leo

Anônimo disse...

Ciro,

Acho que faltou na sua lista, um cara que corre há mais de 20 anos, largando sempre na elite, estou me refirindo ao Antonio Mansur Filho, ele tem tempos fortissimos em todas as modalidades, ganhou diversas provas, e foi duas vezes vice-campeão mundial de aquathlon.

ricardo

ciro violin disse...

Ricardo, obrigado pelo seu comentário, mas não posso colocar o Mansur.
Se a lista fosse de atletas da elite ele estaria na minha relação com certeza....
Mas a lista é só dos amadores. E ele desde 92 corre como Elite.
Abs
ciro

Unknown disse...

Fiquei sabendo por um amigo sobre este blog, Valeu por ter citado meu nome ai nos comentários.

Realmente não estou treinando, tive que cuidar dos meus projetos profissionais e resolvi parar por um tempo.

Se Deus quiser eu estarei de volta em breve.

Gostaria de citar três caras nesta lista, Cleuber Lodovico, (2 participação no Hawaii), Eduardo Gonzalez(9:19 no Ironman Brasil 2009) e Sérgio Renault Gomes,o Serginho é uma cara que ama o esporte,conhece muitooooooo do esporte e compete bem, ama pedalar, pedala bem em competições e trabalha no meio do Triathlon.

Quem quiser conhecer o amor do Serginho pelo esporte que tanto amamos pode visitar o blog dele, www.golonger.blogspot.com, o conteúdo é animal.

O trabalho que vocês fazem na divulgação do esporte é maravilhosa e só este tipo de reconhecimento para motivar os amadores que sofrem tanto e não ganham nada.

Um abraço a todos que acompanham os blogs de Triathlon e amam o Triathlon, bons treinos.

Gilvan Oliveira

DIARIO ATE O MUNDIAL disse...

muito bom!! o tópico..dos triatletas no raking...eu admiro vc como atleta e agora mais com sua humildade de reconhecer os melhores atletas sei que vc ja ganhou de vários da lista e tem talento e uma camaradagem com todos...competi em SANTA CRUZ este fim de semana .e vi seu potencial ...ganhou bem..eu ganhei na categoria 35/39..apesar de ter pouco s atletas..me senti super bem e motivado com esta vitória..e espero continuar a ter pique e supera minhas marcas e um dia ter a honra de ser reconhecido por vc como um triathleta com grande potencial..

ciro violin disse...

Olá Miler. . .
Obrigado pelas palavras
Parabéns pela sua vitória na 35/39 em Sta Cruz
abs
ciro

Luiz Gustavo Pinto disse...

Ola Ciro... Também estive em santa cruz, e vi que vc fez uma prova muito show, parabens. A unica coisa que acho que pega mal as vezes é tipo tratar a galera q nem manda tão bem como pangaré (acho que foi este o termo usado). Concordo que quanto melhor o nivel do amador melhor, todo mundo cresce com isso, entretanto tem pessoas (como aquele senhor japones que estava em santa cruz e subiu sozinho no podium) que simplismente se sentem as pessoas mais realizadas do mundo só por completarem uma prova, mesmo que seja um short, e mal sabem nadar ou pedalar, mas acho que isto não é tanto competição para uns e sim prazer. Torço por vc e tenho certeza que fará uma ótima prova no Havai. Abraços

ciro violin disse...

Luizinho... como vai?
Então... acho que vc entendeu errado como usei o termo pangaré.

Vamos lá... explicarei de novo.

As pessoas precisam para de achar que triatletas amadores, são triatletas que SÃO PANGARES.
Ta errado!!!
Triatletas amadores são atletas que NÃO VIVEM DO ESPORTE.

Eu nunca falei que alguém é pangaré.
Nunca!! Não sou ninguém para julgar outra pessoa.
Usei o adjetivo pangaré para exemplificar.

Sempre falo que Amadores não são atletas pangarés, e sim atletas que não vivem do esporte.

OK????
Que fique bem claro isso por favor

Obrigado
ciro

Anônimo disse...

Para quem pediu o e-mail do Claudemir Cassamasso, aí vai:
kakotri@itelefonica.com.br. Acho que ele ficou muito feliz de ser lembrado. Consegui esse e-mail em uma pesquisa que fiz. Abraços e parabéns a todos por fazerem parte desse esporte maravilhoso e, infelizmente, pouco valorizado em nosso país. Toda essa turma colocada aí é HISTÓRIA!!!
Parabéns a todos eles e outros que não estão na lista também e, claro, ao Ciro.
Abraços.