Treinos X Meio Ambiente

Bom dia, boa tarde, e boa noite a todos....
Treinar ciclismo e corridas longas são esporte muito difíceis de se praticar.

Para se fazer um bom treino longo de ciclismo vc deve andar no mínimo 100km,,,,,,,,,,,,,
e de corrida, no mínimo 20km.



Até podemos fazer isso em avenidas, ou dentro da USP para os Paulistanos, mas nada como sair na pista (Anhanguera e Bandeirantes) para fazer esses longões.

Quando saímos para fazer esses longos, obrigatoriamente precisamos levar alimentos certo?? Barras de cereais, Gels, Barras de proteína, bananinha, paçoquinhas, sachês de mel, etc, etc, etc.

Todos esses produtos vem embalados por algum tipo de plástico,
e num pedal de 180km por exemplo,
no mínimo tem que se levar 10 a 12 dessas embalagens, gerando lixo.

Muito raramente, vai um carro de apoio onde se pode depositar o resíduo plástico, e fica quase impossível levar um saquinho plástico para colocar toda essa sujeira.

CERTO????
O que fazer então???
Guardar em baixo da bermuda??
Jogar na pista???
Complicado né??

Se jogar na pista, vc esta contribuindo para sujar o meio ambiente, sendo que um plástico desses demora uns 300 anos para se degradar.
Colocar em baixo da bermuda, é complicado, pois após consumir um gel, sempre sobra alguma coisa no sachê, e vc acaba ficando todo melado. Além dele te machucar, pois gera atrito com a pele.
O que fazer então?
O correto seria essas marcas como PowerBar (Nestle) e Probiótica, fazerem algum tipo de embalagem que se degrade mais fácil no meio ambiente. Ai poderíamos jogar, sem a consciência pesar............

Minha idéia é a seguinte:

Se vc sempre guarda o lixo em baixo da bermuda, e isso não te incomoda, ótimo!!!
Continue fazendo isso.

Se vc não estiver afim de segurar as embalagens, e quiser se desfazer delas naquele momento, jogando-a fora......... seja pedalando ou correndo.

OK pode jogar . . .

mas desde que, no dia seguinte, vc pegue algum lixo no chão enquanto anda na rua, ou na USP, ou no clube, ou na academia onde vc esta............... e jogue no lixo

É mais ou menos assim:
Para cada embalagem que vc jogar na pista em um treino, ou prova,
vc deve pelo menos pegar 2 lixos de qualquer forma, nos lugares por onde vc andar.

Entenderam??

Se vc consumiu 5 gels no treino de domingo......... na segunda, ou na terça, ou na quarta feria, vc pegue do chão 10 lixos que estarão jogados no chão. Coisas simples como papéis de balas, garradas PET, latas, ou papel.
É claro que vc não vai andar com uma vassoura, e uma pazinha. Pegue coisas simples.

Não sei se é a maneira correta, mas já tenho feito isso a algum tempo.

Como tudo na natureza é uma questão de equilíbrio.....acho que se geramos uma quantidade de sujeira, podemos depois nos redimir pegando o que alguém gerou.

A única diferença é que nós atletas praticamente somos ``obrigados´´ a jogar nosso lixo no meio ambiente, e muitas pessoas simplesmente jogam na rua uma lata de refrigerante, mesmo tendo um lixo por perto.
OK....sem problemas pegamos a lata dessa pessoa mal educada então.

Conto com vcs

ciro

2 comentários:

Tereza Campos disse...

Boa noite.Bom, gostaria de pedir desculpas, mas tenho q descordar dos seus comentários.Primeiro, não há justificativa, qdo o assunto é degradar a natureza, seja qual for o motivo, sejamos atletas, ou não, todos temos a obrigação de cuidar do nosso planeta!Concordo q peguemos o lixo de quem não tem educação, mas tbm, tentar educá-los a respeito.Dai, se a pessoa se conscientizar, já é outra história, pelo menos estamos fazendo mais alguma coisa a favor.Já fiz algumas provas, e guardei todo o meu lixo no meu belt; carreguei água, q não é nada confortável; e sujei minhas roupas; mas a minha consciência.......ah, essa estava limpa!Desejo bons treinos, ótimas provas, e bons exemplos!!!Obrigada.Tereza.

ciro violin disse...

Tereza, Vc não tem que pedir desculpas não. Essa é a sua opinião, e eu respeito. Agradeço por vc ter feito o comentário de uma maneira educada.

Só gostaria que vc entendesse, que essa foi uma maneira que achei para ser menos problematico para o meio ambiente. Já que tenho usado muitos sachês de gel (12 ou 13 por treino longo) infelizmente, não gosto de guarda-los de volta, por isso jogo os fora. Mas nos dias seguintes pego todo o lixo que posso na rua, ou em qualquer lugar q eu esteja. Ninguem precisa fazer igual não, só foi uma idéia. OK? Muito obrigado
ciro