Os meus "por ques"

O Grande Max da Kona Bikes me mandou um email me perguntando quais seriam os meus POR QUES do praticar esportes.

Ele escreveu um belíssimo texto onde é possível "viajar" na busca do -Por Que- de cada pessoa praticar esporte.

O Texto é esse e vale a pena ler antes:




Ciro,

tem muita gente - inclusive eu - que gostaria de saber os teus porquês. Vc. inspira muita gente, e provavelmente inspiraria muito mais contando qual a sua relação íntima com a prática do esporte. 

Manda que publicar será um prazer. 

ab.
Max


 Minha resposta vai aqui pelo meu blog:




Fale Max....
beleza?

Bom, primeiramente MUITO obrigado pelo email.

Segunda coisa:  É muito orgulho para mim saber que algumas pessoas, incluindo vc, gostariam de saber o -por que-  faço o esporte.

Penso que seria preciso pelo menos umas 6 horas de pedal "girando" e conversando para que eu contasse e explicasse tudo.

Mas, vou tentar resumir pra ficar um pouco mais simples, a minha complexidade do -por que-.

Ok!!
Tudo nesse mundo tem explicação.
É provável que ainda não sabemos 90% das coisas as quais temos dúvidas, e pode ser que nunca saberemos, mas com certeza para tudo existe explicação. Posso dizer por experiência própria que quando vamos a fundo nas pesquisas e estudos em busca do conhecimento pode ser que leve um tempo, mas conseguiremos encontrar as respostas para as perguntas.

Como para tudo nesse mundo existe explicação, para a minha vida como um todo, e paralelamente, para a maneira do como encaro e levo o esporte na minha vida, também existe uma explicação.

Não fui tão a fundo na busca, mas fica bem claro pra mim que com apenas observação é possível encontrar algumas dessas respostas.

Penso que um dos primeiros ``por que´´ esta ligado toda a bagagem genética a qual trazemos em nosso DNA.
São milhões de anos de história e dentro dessa história esta embutido todo e qualquer tipo de exercício físico simples que podemos fazer desde correr, pular, caminhar, nadar, escalar, subir em árvores, etc, etc...
Então o que parece uma vontade inexplicável de vez em quando, apenas é uma reação baseada numa memória gravada em cada código genético humano.

Somando a isso existe o "EU" de cada indivíduo que é único. Cada um de nós persegue uma busca infinita de afazeres, atividades e motivos durante a vida e cada ação gera como consequência uma reação fazendo com que a pessoa fique mais experiente trilhando seu caminho ao longo dos anos.

O esporte é apenas um dos caminhos que podem ser escolhidos para que o Homem dê sentido para sua vida.

Para mim, os esportes que pratiquei durante minha vida tiveram começo, meio e fim seguindo uma das regrinhas básicas da natureza: os ciclos.
E eles sempre estiveram presentes no meu cotidiano, pois minhas buscas pelos caminhos da vida eram mais visíveis quando eu oxigenava meu cérebro.

Esta aí o segundo ``por que´´: Busca por conhecimento especifico.
Quando comecei nesse esporte fiquei maravilhado do como era possível fazer e percorrer tais distâncias. Fiquei curioso em saber o que meu corpo era capaz de fazer e passei a estudar, aplicar , testar e colher os resultados de um estudo solo sobre mim mesmo.

Juntando a isso, vem o terceiro ``por que´´ que é uma vontade absurda de estar saudável, saber o que comer, me sentir bem comigo mesmo e claro, gostar de me olhar no espelho.

Posso dizer um quarto ``por que´´ que é talvez o maior responsável por minha dedicação no Ironman, que é a vontade de conquistar e atingir objetivos.
Esse esporte é tão misterioso que se você for colocando metas atingíveis, vai morrer de velhice e ainda não vai conseguir alcançar todas as possibilidades de conquistas pessoais que exitem . . .

A cada objetivo finalizado, é possível colocar outro maior e mais além, e isso faz com que um desejo inicial de conquista gere uma motivação que vai gerar como consequência uma disciplina, que gera o trabalho diário e que com certeza te levara ao sucesso. Depois disso, basta apenas colocar a nova meta para alcançar.

O quinto ``por que´´:
Amor
Just It

Para finalizar......
Eu amo o esporte... amo conhecer a história dos nossos antepassados.... amo me estudar, me testar, e me conhecer ... amo competir .... amo colocar metas e atingi-las.

Amo tanto o esporte que sempre digo que se eu morrer atropelado pedalando na estrada, correndo na rua, ou nadando no lago de Sta Cruz, apesar de um desastre, podem ter certeza que estarei feliz, onde quer que esteja.



3 comentários:

3 ATHLON NA VEIA disse...

É Ciro,
O Max tinha razão.
Bom ler seus motivos.
Abraços

Max disse...

Obrigado meu velho. Sua resposta foi à altura.

Unknown disse...

Cirao ::: primeiro queria desculpar pela ausência nestes últimos anos preciso falar contigo ...
Parabéns pelas conquistas você merece cara