É melhor prevenir do que remediar ?

Onde???

Quando??


Começo este texto dizendo que já faz algum tempo que eu falo sobre esse assunto para as pessoas mais próximas de mim...

... por isso bastante gente já sabe qual é minha opinião.

Essa é minha opinião, e apenas minha opinião.

Não quero arrumar briga com médicos, nem com farmacêuticos, nem com fábricas de remédios, nem com petistas, nem com funcionários do governo federal, nem com pessoal de publicidade, nem com ninguém... apenas gostaria de chamar a atenção para um questão dando minha opinião.

Em uma sociedade que valoriza mais os médicos (de seres humanos), do que valoriza os educadores, e mais ainda, os educadores físicos... para mim, esta sociedade esta de ponta cabeça.

Por que?

Olhem o vídeo abaixo, primeiro.








Ok....

Médicos são importantes?

OBVIO QUE SÃO!!!!!!!!

Mas por que em nossa sociedade, os médicos são mais importantes que professores nas escolas?

Na minha opinião, é por que os professores nas escolas, os quais ensinam crianças, são em sua grande maioria despreparados.

Professores e educadores sendo despreparados, consequentemente, ensinam pouco ou quase nada as crianças que depois irão virar adultos e depois idosos no futuro.

Não quero aqui dar ênfase para matérias como matemática, história, português, inglês e geografia... quero aqui chamar a atenção sobre os educadores NÃO ensinarem crianças sobre como DAR MANUTEMÇÃO EM SEUS PRÓPRIOS CORPOS.

Sim!!!!

Crianças que não aprendem a se alimentar...
Crianças que não aprendem a se exercitar, que não aprendem a se organizar, que não aprendem a se relacionar socialmente, que não aprendem noções básicas de higiene pessoal, saneamento básico, que não aprendem sobre sustentabilidade e não aprendem como viver sem desperdício, sem reciclar, e de modo mais simples.... lá na frente se tornam adultos e depois idosos com problemas de saúde.

Adulto e idosos com veias entupidas, com ossos fracos, com pele fraca, sem folego, sem disposição, estressados, prestes a ter um ataque do coração.

Em nossa sociedade, ao invés de usarmos o bom senso e ensinarmos crianças para que elas tenham conhecimento e se previnam sozinhas, se tornando adultos e idosos com saúde... nôs omitimos, deixamos de lado, e la na frente procuramos um médico para que eles corrijam um problema que poderia ter sido evitado apenas passando conhecimento para a criançada.

O famoso: "É melhor prevenir do que remediar" não funciona na nossa área da saúde.

A grande maioria, tenta corrigir um problema de saúde lá na frente, ao invés de fazer uma prevenção ao longo da vida.




Manutenção, é o ato de manter. Por isso, você é responsável pela sua saúde..... e não seu médico.

--



Eu entendo que a 99.99% da população é apenas gado no pasto, e vai em direção ao barulho do berrante.
Sei também que é impossível culpar apenas um governo pelo descaso com professores e educadores em nosso país.

Os políticos nem sabem o que fazer...

Já pegaram o barco assim.

E esse barco chamado Brasil é grande.... muito grande, e tem o leme pequeno.... ou seja... demora gerações para dar uma guinada a bombordo ou estibordo.

Somos nós que precisamos QUERER que o governo melhore a educação.
Somos nós que precisamos cobrar uma melhor educação.

Não tenho nada contra médicos...... precisamos deles sim....... mas quero aqui valorizar os educadores, sejam eles educadores nas escolas primárias, educadores físicos que ensinam crianças, ou educadores da juventude nos colégios.

Precisamos mais de educadores ANTES do que os médicos DEPOIS.

Educar... Ensinar.... Passar o conhecimento para que possamos saber o verdadeiro sentido do:


É melhor prevenir do que remediar.



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22 comentários:

Ice disse...

Mas e como ficam os lucros bilionários da indústria farmacêutica e dos planos de saúde ? Sem falar nos médicos metidos a deuses e laboratórios de análises clínicas cada vez mais chiques e mais caros... Uma sociedade saudável não interessa ao capitalismo.

ciro violin disse...

é....

Beto Nitrini disse...

Ciro, todos sabem que o problema do nosso país não está na corrupção, na violência, na baixa qualidade da saúde, na falta de emprego, na falta de moradia etc... Esses problemas todos são consequências.
E a causa é a EDUCAÇÃO!
Se a população tiver educação de QUALIDADE ela adquire discernimento para escolher seus representantes e com isso:
1) os corruptos, parasitas tendem a diminuir. E com políticos melhores e menos corrupção os problemas com a saúde, moradia tendem a diminuir
2)a violência diminui, pois quem tem estudo consegue mais oportunidades de emprego
Mas se o povo tiver educação como os políticos vão sobreviver?

Vou te dizer o que me disse uma pessoa que conhece muito bem BRasília. "Trabalhe honestamente para você e sua família. Construa seu patrimônio, faça uma previdência privada e pague um plano de saúde para que você e seus filhos NUNCA dependam de nada público. Pois é exatamente isso que todos estão fazendo em Brasília. Esse país noão vai mudar NUNCA!"

Alcimar Pereira da Rosa disse...

ciro!
Sou professor e gostaria de parabeniza-lo pelo texto. Acrescentando, os próprios professores deveriam se valorizar mais. É claro que existem muitos educadores competentes que mesmo com o descaso do governo pela educação fazem ou ao menos procuram fazer a diferença. Mas o contrário também é verdadeiro, outros tantos se escondem e se acomodam diante das adversidades...

Alcimar Pereira da Rosa disse...

Ciro!
Parabéns pelo texto. Boa a discussão sobre o assunto. Sou professor e acredito que os próprios professores deveriam se valorizar mais, enquanto muitos fazem ou tentam fazer a diferença diante das adversidades outros tantos se escondem e se acomodam frente as mesmas. Dinheiro é importante sim! mas não deve pautar nosso trabalho...

Vagner disse...

Mas por quê você acha que arrumaria briga com tanta gente?

O texto é perfeito.

E isso não se choca com o pensamento dos educadores (ou muitos médicos) que, como você, estão preocupados com o assunto.

Aliás, muito pelo contrário...

Isso que você cita sobre noções básicas é o que a gente chama de aprendizagem "por competências".

O desenvolvimento por competências é uma linha que defende que os professores devem criar nos alunos habilidades para que eles lidem não apenas com conteúdos, mas também com o ambiente social.

Por exemplo, em escolas em áreas periféricas, muito sucetíveis a violência e expostas ao tráfico de drogas, as crianças e adolescentes devem aprender na escola a lidar com esse assunto - assim como os professores.

E tem gente séria nesse pais que defende que os alunos tenham noções de segurança alimentar nos primeiros anos da vida escolar.

Pois "Segurança Alimentar" não lida apenas com a fome, mas também com os problemas de saúde decorrentes dos péssimos hábitos alimentares.

O Brasil já apresenta problemas muito sérios de obesidade infantil. Alguns tratam esse assunto como se fosse uma
"epidemia".

Mudar as coisas na escola pelo ãngulo que você coloca é uma das coisa mais modernas que se discute em pedagogia - incluindo ai a contribuição de vários petistas ;-)))

Parabéns por ter colocado o assunto em evidência e pela qualidade dos argumentos.

3 ATHLON NA VEIA disse...

Manchete da semana no jornal na Folha:
"Educação de qualidade e baixo custo é o segredo do sucesso atual da China"
Educação é a base de um país.

Ice disse...

Beto Nitrini, para com esse papo de corrupção e bla bla bla. O tema aqui e educação x saúde. E toquei no ponto do capitalismo. Veja nos USA, educação de primeiro mundo, todo mundo sabido, quase todo mundo com curso superior e muita muita gente obesa e doente de todas as doenças possíveis. E os laboratórios e planos de saúde faturando muito ( e lá nem tem SUS, é cada um por si). Então, mesmo com uma educação boa o capitalismo prevalece, pois as pessoas não são ensinadas a se cuidar, pois o sistema não quer que as pessoas sejam saudáveis.

ciro violin disse...

Uma das coisas que mais me assusta foi o Obama ter "perdido" no congresso americano, uma lei que proibiria a venda de batata frita e pizza nas escolas.

Tudo visando a educação alimentar, e para reduzir o volume esférico da barriga dos americanos.

Simplesmente... votaram contra.

Disseram que batata frita é carboidrato, e pizza com queijo é proteína+carboidrato.

Isso é assustador!!!!

Ninguém esta nem aí para vc nem para sua família.

A indústria quer mais é vender... custe o que custar de vidas.

Por isso... não coloquei no texto a responsabilidade dos pais das crianças.

Se alguém não começa o ciclo de ensinamentos, nunca é possível fechar o ciclo iniciando outro.

Para que os pais possam ensinar seus filhos, é preciso que eles tenham sido ensinados, coisa que não acontece.

E isso é sim responsabilidade do governo, não do atual, nem do anterior, mas lá de trás, onde não colocaram na CULTURA o ensinamento do conhecimento... que como o ICE lembrou, isso não é interessante.

Beto Nitrini disse...

Ice nosso impostômetro chegou hoje à marca de 1.490.000.000.000 (um trilhão e 490 bilhões) se você acha que a corrupção nada tem à ver com a falta de educação e cultura do nosso povo, quem sou eu para te convencer...

Ice como fica a indústria dos Planos de Saúde? Se o sistema não quer pessoas saudáveis e as seguradoras, que em sua maioria pertencem aos bancos (maiores benificários do "sistema capitalista") as seguradoras/bancos iriam iniciar algo contra não?

Infelizmente a discussão é muito mais profunda do que você sugere ser e não é com comentários infelizes como o seu ("Beto Nitrini, para com esse papo de corrupção e bla bla bla. O tema aqui e educação x saúde")que a discussão evolui.

Grande abraço e pense mais antes de escrever.

Emerson disse...

Eu sempre disse para todos que me conhecem que a situação de um país só melhora através da educação. E não estou falando sobre curso superior, e sim do ensino básico, primário. Em vez de perder tempo criando meios de introduzir equivocadamente os menos afortunados no contexto universitário, os "responsáveis" por estruturar as leis deveriam melhorar o que realmente criaria uma mudança significativa. Vou dar um exemplo. O novo sistema de acesso às universidades públicas está criando uma oportunidade aos que não tem dinheiro para pagar um curso pré-universitário ao ingresso em um curso superior certo? Bem, todos nós sabemos que a qualidade do nesino superior está ligada à competência dos professores, programas de estudo, laboratórios, equipamentos e à base escolar do aluno. Se o aluno não tem base suficiente, o que acontece? No meu ponto de vista, pelo menos duas coisas: o aluno irá extender o período na universidade diminuindo a entrada de novos alunos ou a universidade diminuirá o nível de exigência dos alunos para poder formar profissionais para o mercado. Em alguns anos veremos estes alunos sem base se formando e provavelmente não serão do mesmo nível ou capacidade técnica dos formandos de alguns anos atrás. Para terminar, segundo o que eu li, o Brasil será a 5ª economia do mundo em alguns anos, e do que adianta isso, se o nível de educação da população continua similar a países como Bolívia, Venezuela.

Ice disse...

Voltando ao tema do post: Educação x saber se cudar.
Ah sim, a educação no Brasil é uma porcaria.
A Educação nos USA é boa, talvez excelente.
No entanto lá, por enquanto, temos muito mais obesos do que aqui.
Alguém poderia explicar ?

Emiltri disse...

Pra fechar o ano com chave de ouro... parabéns pelo texto!

Também bato nesta tecla....

ABrx.

ciro violin disse...

Olha...

pode ser que a Educação nos USA atinja um número maior de pessoas, ou de crianças...

Mas comparando educação de lá, com educação de cá, ainda fico com a do Brasil, mesmo sendo essa porcaria.

Lá eles estudam coisas como:
A Amazonia faz parte do território dos USA.

Existem vídeos como Zeitgest, que mostram o quanto o americano é desinformado, de propósito.
Apenas TV, TV, TV, e mais TV.

Eles acreditam mais nessa "caixa" do que em livros.

Mais ou menos o que ocorre na maioria dos países.
Os governos NÃO querem o "gado" inteligente.

Mas... tenha a santa paciência... ensinar mentiras, já é demais

Vagner disse...

Emerson, na época em que dava aula, ministrei algumas disciplinas para pessoas que entravam pela primeira vez na faculdade por um programa chamado "Programa Escola da Familia".

Eu ficava puto com os outros "professores" que ficavam reclamando do nível dos alunos - porque "ensinar" quem é bem alimentado e nutrido e com boa formação, é fácil, né?

Claro que os alunos tinham várias deficiências, principalmente lingua portuguesa e matemática - ou seja, coisas que já deveriam estar resolvidas no ensino fundamental e médio.

A faculdade tentou implementar algumas disciplianas para amenizar esses problemas - alguns professores acharam que era perda de tempo, enquanto outros se jogavam com a afinco dentro das salas de aula.

Você iria se surpreender (eu pelo menos me surpreendi) como a maioria desses alunos conseguiu ampliar o seu repertório profissional e, sobretudo, cultural.

As pessoas ampliam sua capacidade de "pensar".

Por isso, apesar de concordar com a sua critica e o seu diagnóstico, não acho que seja um equívoco.

Quanto mais anos de escolaridade tiver uma pessoa, melhor.

Veja - não estou ignorando que é péssimo para o pais gente com formação ruim nas áreas de engenheria, medicina ou todas as outras que a gente pode pensar.

Mas dar as pessoas um ambiente universitário já proporciona uma ganho indiscutível na vida de qualquer um - sobretudo quando aquela pessoa que está entrando na faculdade, entre todos os tios, primos, avós, irmãos etc, é a primeira da familia.

Bem, falei demais. Só queria introduzir uma outra perspectiva, talvez complemtar a sua.

Mateus (Gui) disse...

Bom, eu moro na Alemanha e conheço um número bastante elevado de intercambistas, muitos americanos. Alem do meu irmão ter morado nos EUA um ano.

1. Ciro, isso de ensinarem que a amazônia é americana é totalmente mentira, de todos os que eu conversei, nenhum deles nunca ouviu falar nisso.

2. Ice, a educação americana é uma piada. Eles se formam no ensino médio aprendendo a fazer regra de três e isso é apenas um exemplo,pois todas as matérias que eles aprendem são inferiores as nossas.

Aqui na Alemanha a educação publica é de qualidade e desde pequenos existem matérias sobre alimentação, ensinam a pedalar no local correto, usando capacete, reparos básicos, tem livro didático e VALE NOTA. A grande deficiência deles aqui na minha opinião é a distancia entre professor e aluno, nao há conversa ou uma certa amizade, mas apenas aula aula aula conteúdo conteúdo conteúdo.

Pra finalizar, eu vejo esse programa como algo positivo, pois como a merda já está feita, eles estão tentando corrigir, mas eles também nao podem esquecer de começar a prevenir dos problemas futuros.

Aninha disse...

Esse conceito citado pelo Mateus (Gui) é assunto frequente, né Ciro? A educação que não faz parte da grade curricular... O que não ensinam na escola... E que deveria sim fazer parte do ensino básico.
Partiríamos para a "metodologia de ensino Waldorf"?
Porém... Como levantar a questão se nem o Obama conseguiu aprovar a lei q proibe a porcaria da batata frita na merenda escolar?
Difícil, hein?
BASE... Educação de base...
Agora imaginem se é interessante para o governo americano - ou seja lá quem está no poder - crianças "treinadas" a serem livres? A terem opinião propria? A contestarem? A sairem "fora do sistema"?
Realmente, em 2011, um estudo de um centro de pesquisas britânico afirmou que o Brasil ultrapassou o Reino Unido e tornou-se a sexta maior economia do mundo... Porém estamos muitos muito distantes de atingir níveis de desenvolvimento humano dos países do Velho Mundo.

Ótimo post... Excelentes os cometários...

Emiltri disse...

Só mais um pitaco:

As conclusões e observações feitas aqui são perfeitas, mas felizmente, não são novas.

Paulo Freire já falava isso na década de 70...

E acho que teve o efeito inverso, pois ele sugeriu tudo de bom para ser feito e fizeram exatamente o contrário....

ciro violin disse...

Somos a 6a economia?

Pode ate ser...

Somos induzidos a consumir desenfreadamente para sermos uma economia forte.

Mas eu gostaria de saber em que lugar estamos num ranking social... Num ranking de conhecimento da populacao.... num ranking socio cultural.

Pra mim..... Eh isso o que vale.

Vagner disse...

Ciro, tem sim.

Você pode olhar isso por meio do Índice de desenvolvimento Humano - IDH, da ONU

Esse indice sintetiza três dimensões do desenvolvimento:

a) educação: anos de estudos da população e expectativa de vida escolar)

b) Riqueza: Produto Nacional Bruto per capita)

c) Saúde: expectativa de vida

Varia de 0 a 1 quanto mais próximo de 1, melhor.

Em 2010 o Brasil apresentava um IDH de 0,6999, o coloca o pais na 73 posição no ranking mundial.

Mas o IDH coloca o Brasil na faixa de alto desenvolvimento humano, o que pode ser explicado pelo avanços na expectava de vida dos brasileiros e o aumento da taxa de alfabetização.

O que esse indice não mede, entretanto, é a qualidade da educação e não tem uma dimensão sobre o meio-ambiente.

Para quem se interessar

http://pt.wikipedia.org/wiki/Índice_de_Desenvolvimento_Humano

Max disse...

Tem ainda um ponto importante.

Educar no sentido verdadeiro é ensinar um indivíduo a pensar por si, dando a ele ferramentas para tornar-se crítico quanto às informações recebidas e seguro das suas próprias conclusões.

Por outro lado, quando educar é meramente moldar esse mesmo indivíduo a padrões de comportamento pré-selecionados a fim de que ele se torne mais um escravo produtor / consumidor, o analfabetismo ainda é uma solução melhor.

Em outras palavras, entre a ignorância inocente e o saber corrompido, prefiro a primeira.

Quanto aos verdadeiramente educados, esses sempre foram e sempre serão muito poucos mesmo.

Daniel disse...

Não li seu texto na época que foi postado, então vai aqui minha opinião em atraso.

Também concordo com uma pessoa num comentario anterior, que não é nenhuma declaração de guerra contra ninguém.

Educação é essencial. Não sei se você colocou o exemplo nesse texto, mas a Coreia do Sul transformou-se em "tigre asiático" (termo muito usado na década de 90, assim como Brics é hoje em dia) baseado e educação sólida, de qualidade.

Educação é a base de tudo e deveria ser valorizada acima ou equiparado a qualquer outra profissão.

Você sabe, sou médico. Pra trabalhar como médico, sem contar escola e cursinho, quando estudava das 7 às 22 quase todos os dias, foram 6 anos de faculdade, sendo os dois últimos divididos com plantões que chegavam a somar 36 horas "no ar". Depois 3 anos de residência, só na área que escolhi. Depois, mais 1 ano de subespecialização. Sem contar cursos, congressos, reuniões cientificas e acadêmicas.

Tem muito medico pilantra e picareta que infelizmente não representam meu esforço e dedicação, mas a cada dia simbolizam mais e mais nossa classe. Médicos ligados às industrias que você citou. Existem pessoas com mau caráter por todos os lados. Até bem próximas...quem sabe até nas nossas próprias famílias.

Não quero me perder no meu raciocínio, então vamos abreviar. Se sou valorizado, tive oportunidade e me preparei....e continuo MANTENDO (pra usar a palavra usada por você no texto) esta preparação.

Professores e educadores, têm que buscar valorização, reconhecimento. É preciso que se crie oportunidades pra isso. Não se pode aceitar crianças e adolescentes amedrontando e ameaçando professores dentro de salas de aulas, armados muitas vezes. Isso sim é colocar a sociedade de pernas pro ar.

É comum no meu trabalho ver pessoas que se colocam como professores escrevendo "dor abdominal A dois dias", usando "mais" no lugar de "mas"....entre tantos outros erros básicos e crassos.

Não vejo também conflitos nas respectivas áreas de atuação.

Em um comentário você citou o Obama e o projeto de lei que proibia as junkie foods em escolas. Existiu algo parecido aqui em SP e igualmente foi rejeitado.

Isso que você pregou no seu texto, a educação do corpo, a prevenção, a saúde...tudo isso começa em casa. A obesidade infantil, diabetes tipo 2 em crianças, cardiopatias, cornonariopatias em pessoas com menos de 40 anos é fruto de má educação em casa, pra começar.

Quem nunca viu uma criança tomando coca cola na mamadeira, em vez de leite (sei que você trabalha na indústria). E os salgadinhos de isopor???? Frituras, balas. doces, etc...etc...etc... Minha filha tem quase 4 anos. Nunca tomou refrigerante, nunca comeu salgadinhos, frituras...e deixo isso explícito (que é proíbido pra ela) na escola dela. Muitos amiguinhos já tomaram coca cola....e mais do que eu, você sabe o
poder viciante desta praga!

Enquanto escrevo isto, minha filha vem gritando no corredor, pedindo uma banana pra comer. Isso não é sensacional? E não depende da educação formal, em escolas. E sim, isso é saúde que ela vai levar pra vida dela, inclusive na escola.

A escola e os professores tem o papel de criar pessoas preparadas, produtivas, educadas, que vão fazer o país ocupar a posição de destaque que insistem em nos colocar, apesar de todas os problemas, desigualdades que estão escancaradas.

Os médicos cuidam de pessoas e acredite, existem doenças que estão diretamente ligadas ao problema que você colocou, mas existe uma infinidade de outras que não dependem de boa educação formal (nas escolas) ou familiar (em casa).

De qualquer forma, tô contigo na essência do seu pensamento. Só lembrando: existem médicos e médicos....existem professores e professores, existem blá, blá, blá......generalizações geralmente são injustas.

Abraço e bom 2012 pra todos nós!