Endurox "paraguaio" ?


Estava esses dias atrás conversando sobre recuperação pós exercícios com duas pessoas....
O que tomar, como fazer, descanso ativo, Endurox, "ressucitadores", bla-bla-bla, até que alguém disse que leu numa revista de triathlon que leite com Nescau era a mesma coisa que Endurox.

O que???!!!
Leite com Nescau??!!

A pessoa disse que foi o maior bá-fá-fá, e que a empresa que produz o Endurox estava "emputecida"............... claro, eu imagino.

Se não me engano, a pesquisa que foi feita, fez testes com alguns atletas no mesmo exercício...
Metade tomava Endurox, e metade tomava o famoso " TêTê " da criançada.
Ou leite com Nescau, ou para não puxar o saco de nenhuma empresa, leite com achocolatado.

A pesquisa dizia que Leite com chocolate era igual ou melhor que Endurox. E ainda, parece que os atletas que tomavam o achocolatado, tinham rendimento melhor.

BOM . . . . .

O que dizer sobre isso??
Eu tive que experimentar...... claro

Tive mesmo!!!!

Não deu outra, ADOREI!!!!!!!!!

Fiz os testes depois de 1 corrida de 15km; uma transiçãozinha de sábado passado o qual deu umas 11horas..... mais e 2 transições de 1,5km nadando com 10 de corrida em dias diferentes.

Tomei leite desnatado com Nescau. E ainda o Nescau normal, sem ser o ligth.

Adorei!!!

O leite tem o problema da digestão, que fica dificultado pela lactose, e por ter proteína.
Proteína é uma molécula grande, ou seja, necessita de mais energia e mais bactérias do organismo para degradação.

Ele pesa um pouco, mas se for tomado logo após o exercício com 10 ou 15minutos, com o metabolismo alto, a degradação é mais rápida e fácil.
Quem tem intolerância a lactose, por favor, nem experimente.
Mas... mesmo que um pouco pesado para o estomago, com um pouco de condicionamento, fica fácil para o organismo.

O que dizer sobre isso?

Bom......... é claro que o Endurox é melhor.

Isso é fato.

No Endurox, tem estudos, estudos, e mais estudos de pessoas sérias, e de uma empresa séria.
Testes e mais testes já foram feitos com os melhores profissionais das áreas (pesquisadores e atletas) tanto no laboratório, quanto na prática.

O Endurox é melhor SIM.

Mas seria possível chegar próximo dele?

Sim... com certeza.

Como?

O Endurox é o famosos 4x1
Quatro porções de carboidrato, para uma de proteína.

Ou seja, se vc pegar um saco de malto dextrina na farmácia que custa 10, e um saco de Whey que custa 40 reais . . . vc tem um Endurox caseiro por 50 reais.

É só colocar 4 colheres de malto para uma de whey, misturar com 300ml de água e pronto.

É igual a um Endurox?

Não, mas quase chega no propósito.

O Endurox é sim um "ressucitador", e tem mais coisa do que só carbo e proteína.
Me ajudou, e ajuda muita gente nos exercícios de endurence.

MAS....... é claro que teríamos variações desse produto, pois ele é caro.
Caro aqui no Brasilzão, pois la fora é bem mais em conta.
Mas seria natural que tivéssemos variações.

Eu já fazia muito dessa formulinha caseira, e deixava o original para a hora da pancadaria nos piores treinos e nas competições.

Só que apartir de agora....... de vez em quando....... para recuperação, vou usar um pouco do leite com Nescau também... que aliás.... é muito mais prazeroso de tomar do que qualquer um dos "dois Endurox" ... tanto o do By Ciro, quanto o da Pacific Health

Abraços do Ciro



Obs: Mais sobre os assuntos, vc encontra aqui:

http://www.proximus.com.br/news/content/leite_com_achocolatado_contribui_para_a_performance_pos_exercicio


http://rogeriotriatletasemacao.blogspot.com/2010/09/receita-de-gel-repositor-caseiro.html




Treino de sábado:

24 comentários:

mariutti disse...

Fala Ciro! Tudo certo? Otimo post!

Faz um bom tempo que faço meu próprio repositor energético pós-treino (fake endurox ou, no meu caso, Mariutox). Compro uma boa malto (com grau de pureza elevado, sem sacarose)e uma whey com concentração elevada e misturo na proporção 4x1. Suplemento a vitamina C e E com tabletes. Funciona exatamente como o endurox, mas sai uns 70% mais barato.

A sustagem (e similares) tem praticamente a mesma proporção do endurox (sais minerais e vitaminas tbm), mas a base é proteína de soja, cuja absorção e menor do que a whey. Por isso preferi fazer meu próprio suplemento.

Se você olhar os preços nos EUA, verá que o Endurox e ligeiramente mais caro do que, na proporção, a soma de uma malto e de uma whey de qualidade. Logo, não tem mistério. Lá vale a pena comprar: vc economiza trabalho, e não precisa fazer quase 5kg de produto cada vez.


Logo, fazer o próprio preparado é uma ótima alternativa.


Abs
Eduardo Mariutti

Emiltri disse...

Oi Ciro,

Um treinador norte-americano, o Joe Friel, já receitava a "Têtê" há tempos e depois que sairam as pesquisas ele indica mais ainda.

Eu tomo há mais de um ano, e como sempre me dei bem com leite não rola nenhum problema....e o gostinho de chocolate é impagável!

Abrax.

NegoMarcos disse...

Caraca Cirão, que doideira! Confesso que quando eu vi o "4:1", fiquei com a coceira de manipular o que seria o famoso "Negrorox" - o Endurox do Negralha - também. Mas bateu um medo e eu nem pensei mais nisso até ler o vosso blog... Rapaz, funciona mesmo? Mas misturar Whey com Malto deve dar um gosto ruim da po*ra que deve ressucitar qualquer um! Abração!

GiL disse...

Ciro,

Primeiro gostaria de dizer que você é louco! haha

Parabéns pelos treinos!

E esse uniforme com seu nome hein? Tá chique! Hehe

Leo Maran disse...

Fala Ciro, blz?
Interessante matéria sobre o leite com achocolatado, gostaria de comenta-lá, posso?
Pessoa intolerante a lactose: Incapacidade de aproveitar a lactose, ingrediente característico do leite animal ou derivados (laticínios) que produz alterações abdominais, no mais das vezes, diarréia, que é mais evidente nas primeiras horas seguintes ao seu consumo.
Quero dar uma dica às pessoas, que como eu, são intolerantes à lactose e, para que possam tomar leite com achocolatado.
Trocar o Leite de vaca pelo Leite de Soja desde que contenha Cálcio, pois tem um papel importante na contração muscular, sem contar na prevenção de doenças relacionadas aos ossos.
Já o achocolatado contém derivados do leite que podem ocasionar desconforto para pessoas intolerantes a lactose, então poderão usar um suplemento chamado “LACTAID” próprio para quem tem esse problema, claro tem outras marcas também. Utilizo desse suplemento toda vez que ingiro algum derivado de leite, agora é so consultar seu médico para que ele possa dizer qual melhor horário para tomá-lo.

Agradeço o espaço.
Leo Maran

Guto disse...

Certeza que vou fazer um desses "paraguaio"...rsrrsrs.... muito boa idéia!!!!

Beto Nitrini disse...

Ciro, da Triathlete de novembro, se não estou enganado saiu esta reportagem sobre o uso do Nesquick (Quick) como substituto do R4.
Eles sugerem a utilização com Leite de Soja (que tem mais proteínas que o leite "de vaca") ou o leite sem Lactose, pois ambos são mais facilmente tolerados pelo organismo.
Ambos são mais caros que o leite tradicional, mas mesmo assim ainda sai muito mais barato que o R4.

Informação nunca é demais!
Abs!

ciro violin disse...

Boaaaa Beto, Leonardo, Mariutti, Emiltri !!!
Valeu !!
Ótimas informações.

Marcos... depende da malto fica realmente ruim. Eu uso da probiotica de tangerina, e fica muito boa a mistura.

abs moçada!!

Prof. Rafael Somma disse...

Ciro, vc manda bem nesse negócio de pedalar e filmar, daqui a pouco vão te contratar, é sério!!!

Sobre o achocolatado, edurox, whey...existe o fator do cara acreditar que tudo está ajudando que acaba realmente ajudando, parece coisa de louco, a proteína do leite já foi muito discutida e a funcionalidade dela é muito pequena, esse "pó" era jogdo fora quando faziam queijo o soro do leite que sobrava ia para o lixo descobriram que tinha um pequena valor nutricional, transformaram em pó e vendem como suplemento, muitos dizem que é bem melhor comer o queijo!
Acredito que o ENDUROX possa ter mais coisas escondidas em sua fórmula que ajude na recuperação, mas isso exige mais estudos.
Por coincidência minha esposa essa semana postou no blog dela um texto sobre o achocolatado: http://biafitness.blogspot.com/2011/02/ingerir-leite-achocolatado-pode.html

Até.

mariutti disse...

Caros...o gosto não é dos melhores. Mas o lance é comprar uma malto sem sabor (costuma ser mais cara, mas geralmente é de melhor qualidade), e misturar com a Whey que vc gostar mais.
Eu uso geralmente sabor chocolate. Chego do treino...bato com o mixer....

Como disse o Rafael...se há alguma diferença no Endurox (além da qualidade dos ingredientes, homogeneização, etc), seria algo "escondido" na fórmula. Isto, além de ilegal, é estranho. Mas o principal deve ser mesmo a autosugestão.


Abraços

Marlos Rodrigues Domingues disse...

Caro Ciro, eu sou professor de treinamento desportivo e quando falo em aula que ao final de cada treino eu tomo um "Toddynho" os alunos acham que estou brincando. Faço isso desde 2002 quando li um artigo na Triathlete. Experimentei, li sobre o assunto, vi que fazia sentido e adotei a medida. Mas o ideal é ser pós-treino imediato. Eu uso na beira da piscina após a última braçada e depois de correr e pedalar eu tomo antes mesmo de tirar os óculos escuros. Tem gente que deixa pra tomar depois de banho, etc. O ideal é: encerrou o treino e nos primeiros 5-10 minutos engolir o negócio. Nas corridas de rua o pessoal já sabe e brinca comigo "lá vem o doutor e seu Toddynho". A grande diferença é no cansaço acumulado ao longo de vários dias de treino. O glicogênio muscular de quem usa essa estratégia é maior do que quem só toma água ou toma isotônico (mesmo que o treino seja o mesmo e o número de calorias/dia também).
Abraço e siga com essa excelente carreira.

FREE ATLETA disse...

Belo post man, belo treino !!! Irado

ciro violin disse...

Caramba Marlos... estou realmente atrazado no leite com Nescau...
Vc ja toma desde 2002 ?!?!?!

Tomar um Todynho é muito prático...
Ótima ideia!

Lembrarei de comprar Todynho para levar para as provas, ou treinos longos.
O bom é que achamos isso em qualquer supermercado
GOSTEI!
Valeu!

Dalton Cabral disse...

Ciro,

Gosto dessas temas... alternativos.

Eu já tomei, por um bom tempo, o achocolatado... inclusive, vários amigos daqui de Manaus-AM, tbm tomam. E eu colocava o leite de soja tbm.
Cheguei a tomar sustagem por um tempo tbm.

Mas parei com ambos(nescau e sustagem), pois estou em um processe de perda de peso... e nesse caso estou tomando um whey com baixa caloria e água mesmo.

A minha receita era... leite de soja + nescau + 2 bananas, tudo batida no liquidificador....

Unknown disse...

P.Q.P,...que treino do car...o!!!

abraços,
Ronald

Rogerio disse...

Muito bom seu ultimo post sobre o endurox do Paraguay.
Voce disse tudo.
Eu recentemente estou usando um que acrescento o leite molico, com fito esteróis ou bom e velho leitinho desnatado da vaquinha com toddy orgânico, whey e CASEINA, CASEINA É A PROTEINA NOBRE DO LEITE, my friend e faz milagres.
Se você preferir e puder investir, adquira um cacau orgânico ( trata-se de um achocolatado meio amargo, sem quimica, é cacau moído ) misture com leite gelado e não esqueça de dormir de 08 – 10 horas.
O ENDUROX É BOM, mas as receitas acima com uma boa noite de sono são melhores ainda.
O gap metabólico está em oferecer aos músculos que após o exercício estão literalmente de boquinha aberta essa receita em até 05 minutos após o treino, faz toda a diferença.

Emiltri disse...

Ahh já que o Rogério deu outras dicas e lembrou do bom e velho sono, vai mais uma que faço e ajuda pacas:
Capsula de Magnésio e Zinco (ZMa) antes de dormir.
Véio, o sono fica parecendo que vc morreu....vira uma pedra. E a recuperação tb fica melhor.
Esse suplemento funciona melhor durante o sono e não pode ser ingerido com leite ou outros alimentos ricos em cálcio.
Fica dica!
PS: Tb é baratinho!

Artur Araujo disse...

PQP que visuallllllll!!!!Muito bom rolei de rir.

Davison Venâncio Sant'anna disse...

Porra Cirao, que legal esse tema, na minha especialização na unicamp, aprendi muito sobre antes e depois do treino, e esse assunto do pôs ..... Nosso corpo produz depois de exercitar uma substancia chamada cortizol...essa substancia fica mais ou menos uma hora depois do treino degradando tudo que acha para produzir energia, então quem não quer emagrecer, já e magro!!logo após o treino, toma a tete, pois poupa musculatura, pois na degradação vai massa muscular junto, como proteína ,mas quem ainda precisa emagrcer um pouco, esperar pelo menos 1 hora depois......Quando jogamos carbo no sangue após o treino, o corpo elimina insulina, que inibe esse tal de cortizol.....tentei ajudar, qualquer duvida.....Davison_dvs@Yahoo.com.Br.

Abraço Cirao

Jorge disse...

Nescau é o canal!!!

Ernani Souza disse...

Fala Ciro boa tarde.
Queria saber se você conhece o produto R4:1 da Integralmédica.
O preço dele e bem acessível se compararmos com o Endurox.
Desde já obrigado.
Ernani

simplifique disse...

hehehhe, esse post deu assunto.
valeu a dica.

FREE ATLETA disse...

KKKK...É por isso que consigo correr 10k todos dias graças ao Nescauzim gelado do dia a dia...rs Endurox, só nos dias de pauleira tipo 100k, 24hs e etc. Santo Ciro !!!! Abraço

Sofia disse...

Caramba! Estou lendo isso só agora em 2016 e estou rindo muito!!

Adorei o post e alguns dos comentários.

Cheguei à conclusão de que vou experimentar leite sem lactose ou de soja(muito melhor já que não vem de uma vaca escrava) com chocolate em pó orgânico(comprei e nunca usei) e cloreto de magnesio PA antes de dormir. O Mg P.A. participa de mais de 250 reações metabólicas do organismo, procurem saber!.

Obrigada pela informação !
Abraços.