As pernas - na natação para o triathlon.

Texto da revista digital do MundoTri

http://www.mundotri.com.br/mundotri-magazine/




Quando o Wagner do Mundo Tri nos disse que o tema desse mês para a revista digital seria “o batimento de pernas na natação para o triathlon”, eu gostei muito, e no mesmo momento, lembrei de um treino que fiz no ano passado com a galera do triathon, no clube Pinheiros.

Naquele dia, aquecemos 400m livre, 400m braço, e quando eu pensei que iríamos para a série principal, o Luís Gandolfo falou:
"Agora 400m perna"

Eu disse:
"O que !?!?”
" 400 m perna !!!??"
"Eu nunca fiz isso!!!"

Juro... eu não conseguia....
Lembro do pessoal, em particular o Alexandre Takenaka, me infernizando e tirando o maior sarro porque eu não conseguia chegar do outro lado da piscina.
Foi horrível!!!
Quando todos já tinham terminado, para o Ciro aqui, ainda faltava 200m, e eu já estava completamente "morto".
Ou seja, não terminei para não atrapalhar a continuidade do treino.

Depois disso, entramos na série principal: 15 x 200m a cada 3 minutos. A média dos tiros ficou em 2:28´´...Consegui acompanhar muito bem os atletas - ótimos nadadores – e, ainda puxei uma das 5 raias.
No final, fiz meus 200m de perna que estava devendo.

Mas, por que eu, que sou “um zero à esquerda” para - batimentos de pernas - , consegui acompanhar a galera do triathlon do Pinheiros na série principal que nada super bem e faz muitos exercícios de perna durante os treinos??

Se eu treinasse mais perna na piscina eu nadaria melhor e sairia na frente deles em uma prova de triathlon?

Para a natação no triathlon, eu diria que a resposta é não.

Na minha opinião - baseada totalmente na prática - as pernas não influenciam na performance desta modalidade. Neste caso, a propulsão esta totalmente nos braços.

A natação em piscina é um esporte extremamente técnico.
É o único esporte que equipara, através da técnica, homens e mulheres saudáveis, e até pessoas que estejam fora de forma (acima do peso), desde que saibam realmente nadar.
A natação é pura técnica... E as pernas fazem parte desta técnica.

Mas, a natação em águas abertas, não basta apenas ter a técnica para piscina! Os triatletas têm outras variáveis importantes para se preocuparem. Com certeza, perderá tempo e energia se não conseguir nadar na direção correta... Saber navegar é fundamental! Se o atleta não tirar a cabeça para fora d´água, ele não saberá para onde esta indo.
O atleta precisa ainda se preocupar com os outros atletas, se preocupar com a correnteza, com as ondas, com o sol, com não perder a esteira do atleta da frente. Além disso, bater muito as pernas eleva absurdamente a freqüência cardíaca. . . Ou seja, muito diferente da piscina.

Na natação tradicional em piscina, concordo plenamente que o atleta deva ter a obrigação de bater as pernas.
Mas, na natação em águas abertas, não.

Algumas pessoas podem até perguntar o por que não treinar perna se nadamos quase 100% dos treinos em piscina.
Minha resposta é com outra pergunta:
Por que treinar o que você não vai usar no evento?
Isso não faz sentido para mim.

Meus tempos em séries de 200m, quando estou próximo de uma "prova objetivo", ficam sempre entre 2:20´´ e 2:30´´ para cada tiro.
Tenho como melhor tempo 2:09´´ em 200m livre.

Para abaixar isso, não há outra maneira... Precisaria, e muito, bater pernas.
Mas não é esse meu objetivo.
Meu objetivo é o triathlon..... é a natação no triathlon... é a natação dentro do triathlon, e mais......... Meu objetivo não é sair da água na frente numa prova, e sim conseguir permanecer o máximo de tempo numa boa esteira, mantendo minhas pernas soltas, sem muito me cansar, pois tenho ainda 180km de bike e 42km de corrida pela frente.

Por isso, minhas dicas são:
Concentre-se nos seus braços, tanto a parte aérea, quanto a parte submersa. Mantenhas a freqüência das pernas leve, apenas próximas da superfície da água – o que facilita a flutuabilidade - para evitar o arrasto. Tente ao máximo não cruzar os braços na frente da cabeça, “soca o pau”, e bons treinos com a pull boia e palmar!!

Abraço do Ciro Violin

3 comentários:

Triatleta disse...

Olá Ciro!

Gostei do artigo.

De facto, para nós triatletas, especialmente com o uso do neoprene/fato isotérmico, a posição das pernas é elevada e o batimento de pernas serve basicamente para equilibrar a posição dentro de água.

Bons treinos!

antonioperez disse...

concordo plenamente contigo !!!!

antonioperez disse...

concordo plenamente !!!! excelente