Etiqueta nos esportes

Essa semana tem se falado muito sobre etiqueta no esporte.
O fato de Alberto Contador ter atacado o Andy Schleck em uma das etapas do Tour de France, enquanto Schleck estava com problemas na bike, gerou muitas críticas boas e ruins sobre comportamento nos esportes.

Muitas discussões sobre: Pode, não pode, não pode, pode... o que fazer numa hora dessa??
Dois textos muito bons sobre o assunto estão em:

Blog do Max: www.maxkonabikes.blogspot.com/2010/07/sobre-gelo-e-fogo.html

Blog Pedaladas de Bruno Vicari:
http://blogs.jovempan.uol.com.br/pedaladas/ciclismo/a-lenda-do-pistoleiro

Em qualquer esporte, acho que a etiqueta é extremamente importante.
Se vc preferir chamar de ética, bons modos, respeito, ou boa educação, tudo bem... acho que existe um pouco de todos que citei nessa ETIQUETA.

Outro exemplo foi do tenista Nadal que sempre joga com camisteas coloridas, bandana na cabeça, e ou cabelo despenteado, foi meio que obrigado a jogar de branco e todo engomado em Wimbledon, para seguir uma certa etiqueta fora da regra.

Sempre vivemos em "tribos" nos esportes ...
Somos em várias "tribos".
Existem "tribos" dos skatistas, surfistas, tenistas, cowboys, triatletas, ciclistas, corredores, etc, etc, etc... e existem algumas etiquetas que realmente devem ser respeitadas.
Por exemplo:
Se vc é novo no ambiente, na minha opinião, vc deve chegar de mansinho, fazer amizades, cumprimentar todo mundo, falar baixo, falar pouco, respeitar certos modos de cada tribo.

Se vc é novo em um pelotão de ciclismo, seja vc triatleta, ou ciclista, na minha opinião, vc deve andar lá trás nas primeiras vezes. Respeite quem já anda naquele pelotão... pergunte se pode andar junto, espere ser convidado, e mesmo depois de ser convidado, ande lá trás.
Não se meta querer tentar escapar para se mostrar numa hora importuna, ou não tente simplesmente entrar em um bloco no meio de um treino. Isso não é legal.
Seja paciente, seja educado, espere ser convidado....RESPEITE para ser respeitado.

Existem muitos exemplos de como se comportar em um novo ambiente, mesmo que sejam de mesmas "tribos"

Se vc é corredor, e tem um grupo de amigos que correm juntos, isso é muito bom.
Correr é sempre complicado, e se uma ou duas vezes na semana, vc se juntar com uma galerinha para correr, vai se distrair, vai se comparar e pode evoluir... mas é preciso ter certos modos.
Raramente as pessoas tem o mesmo nível na corrida, por isso, em grupos de corredores, após definirem um percurso "X", combinem se todos correrão juntos, ou vai sair cada um pra si.
Se forem sair pra valer... corram o percurso sem esperar ninguém, esperem todos chegarem ao final e comemorem o treino juntos.

Se vcs forem correr todos juntos, CORRAM TODOS JUNTOS.
Não falem que vão correr juntos e depois fiquem abrindo dos mais fracos e olhando pra trás esperando os mais lentos.
Isso desestimula, e muitas vezes irrita a outra pessoa. Isso a deixa com sentimento de culpa, por estar atrapalhando o treino, e a deixa muitas vezes triste por não conseguir acompanhar os demais.
Então por favor... se forem correr juntos... CORRAM JUNTOS, um ao lado do outro sem ficar se distanciando.
Se quiser treinar pra valer, ou definam isso antes, ou saia sozinho.

Apenas citei dois exemplos de como penso sobre uma certa etiqueta nos esportes.
Na verdade é mais uma questão de bom senso do que etiqueta... ou posso dizer coerência de como se comportar.

Essa é minha opinião, e é o que questiono com meus companheiros de treino muitas vezes na semana.

2 comentários:

Aliane Cruz disse...

Concordo com você Ciro. Temos que ter RESPEITO, praticamente em tudo, seja no trabalho, treinos, em casa...Infelizmente muitas pessoas não dão a mínima para isso...Temos nos colocar no lugar certo, e nos comportar da maneira certa...
No exemplo da corrida, já me aconteceu de eu sair em um grupo para treinar, era um grupo iniciante, fomos fazer um percurso de 12Km, combinamos no ínicio do treino de saimos juntos e chegarmos juntos, um coléga no meio do treino falou, se eu e tivesse gás, era para puxar e ir embora...magina, até dava, mas para que eu fazer isso..., não foi o combinado...e chegamos todos juntos...
O que acontece bastante também, é que no ciclismo, não tem jeito, não consigo acompanhar o pessoal muitas vezes, então, já vou falando no começo do treino, "só vou sair com vocês", e acabo fazendo algum retorno antes na estrada, e acabam me encontrando no final do treino. Pelo menos assim não me sinto atrapalhando ninguém.

Abraço, gostei do post.

simplifique disse...

É, é sempre bom haver respeito e entender a regra das coisas. Mesmo nos esportes, elas existem. Raias do meio, pelotão e por aí vai.
Abs.