Roupa de borracha . . .


Nadar com ou sem ela em dias quentes?? ??

Lembro quando fazia as competições de triathlon no inverno, nos anos de 96, 97, 98, em que o equipamento roupa de borracha era luxo.

Nas competições de maio até setembro, quem NÃO tinha o neoprene, nem se inscrevia.

Lembro de uma prova em Holambra que fui o primeiro a sair da água dos "sem roupa"
Cara, que frio passei!!!!!
A água deveria estar uns 16 ou 17 graus.
Foi duro!

Naquela época a gente nadava com a roupa só quando precisava mesmo. Só quando estava frio.
Hoje a galera usa em todas as provas

Será que esse povo tem usado esse ``equipamento obrigatório´´ só por modismo??

Teoricamente nadamos melhor com a roupa, ela faz nosso corpo boiar mais, e com isso nadamos pouco acima, mais próximo do nível da água, o que realmente é melhor. Ela mantem a parte da barriga e das pernas flutuando mais, e por isso facilita.

MAS ao mesmo tempo, quem não souber colocar a roupa, vai ser prejudicado. Sempre ouço caras que dizem nadar melhor sem a roupa.
Não.
Vc não nada melhor sem a roupa. Com certeza, vc tem que nadar melhor com ela. É fato.
Talvez o que tem acontecido, é que vc esta colocando errado esse equipamento.

Hoje, a grande maioria tem o neoprene, e todos que tem, nadam com ele nas competições.
Todas as provas para amadores, tirando Pirassununga (AFA), vale usar a roupa.

Mas a questão fica: Se esta um dia quente, com a água quente, ela não deveria ser proibida?

Sim, teoricamente deveria, mas os organizadores acabam cedendo pelo simples fato de que o cliente quer nadar com ela e pronto, ou por que a natação fica mais segura por que se a pessoa tiver algum problema, ele não afunda.
Argumentos para usar, tem aos montes.

Eu adoro as roupas de borracha, adoro esta tecnologia em volta das roupas, e se pudesse treinaria com ela, mas sou contra usar a roupa sem que a água esteja fria, e conheço mais uma penca de caras que não usariam em um dia de água quente.

Acontece direto assim:
O dia esta quente, a água esta quente, deveríamos nadar sem roupa, mas a roupa esta liberada, e o colega ao lado que nada bem esta de roupa.... o que fazer???
Colocar a roupa claro, pois esse colega pode sair na sua frente se vc não usar.

Esta meio banalizado..... não precisamos usar o neoprene num dia quente.
Por isso a organização deveria proibir certas categorias de usar.
A Elite Amador no Troféu Brasil por exemplo..... Não deveria valer.

Voltamos na questão de que com certas categorias, alguns ``atletas´´ nem deveriam se inscrever. Deveria precisar de índice.
Para a organização se sentir segura, e proibir a roupa numa categoria, ela precisaria estar ciente de que todos aqueles atletas saberão nadar, pois previamente já se classificaram, e para se classificar, tiveram que nadar bem anteriormente.
É simples!

Eu sou totalmente a favor de somente em água gelada (menos de 22 graus) usar a roupa.
MAS, eu sou só uma espiga no milharal. Precisaríamos da ajuda de várias espigas.

A mesma questão fica com a roda fechada.
Pode se usar ou não?
Não é todo mundo que pode gastar de 3 a 10 mil numa roda fechada.
Quer dizer que quem pode ( $ ) mais pedala mais??

Mas essa já é uma outra questão. Mesmo por que, a roda fechada só funciona a mais de 40km/h...... e não são todos que pedalam nessa média. Talvez 10% apenas.

4 comentários:

Bruno D'Angelo disse...

Ciro, o Célio liberou a roupa no Long de Ubatuba em 2005. Às 8hs da manhã já estavam 26°C e ele ainda atrasou a largada em 45 minutos, se não me engano, e quase todo mundo foi ficar dentro d'água para não passar mal.
Nesse caso era necessário usar o bom senso e proibir o uso da roupa.

Abraços,

Bruno.

Fernando Quirino disse...

Ciro

Concordo com o fato de usar roupa de borracha só em água fria, levo isso como regra desde que quase me ferrei feio num dia quente, com água quente e eu resolvi usar a roupa.
Foi em S.José do Rio Preto (cidadezinha quente hein?!) numa etapa do Paulista de Triathlon Olímpico de 2006. Só eu e um outro louco usamos a roupa. Eu estava bem treinado, fazia muitas séries de velocidade e pra minha natação, tava muito bom, então com toda essa confiança soquei o braço na natação...
Animadasso por estar bem treinado e por ser um dos 2 loucos de roupa, pensei, vou detonar. Nessa prova estava o Benjamin Sanson (ele mesmo!) que tava treinando um tempo aqui com o Cali e estavam também "todos" os triatletas do Cali, afinal a prova era perto de S.Carlos e num condomínio da Dahma.
Bom, pra encurtar, nadei no pé do francês por 700 m e cheguei a achar que terminaria a natação em segundo ou terceiro pois tinha outro carinha bem forte junto, mas nessa altura da prova, o calor que eu passava dentro da roupa me fez passar tão mal que quase apaguei. Parei, comecei a boiar, abri o zipper e terminei a prova soltando... Fui passado por toda a galera do Cali que vinha na nossa cola e terminei entre os últimos. O outro cara não aguentou terminar a natação com a roupa, então ele tirou e jogou no caiaque.
O que eu aprendi é que, em alguns casos, além de puro modismo, usar roupa de borracha em dias quentes (sobretudo em Rio Preto!) é até PERIGOSO!
Fica a dica.

Abraço!

Lucas Helal disse...

Fala Cirao!!
TO FELIZAÇO POR TI!!

Mudei de endereço do blog:

www.luquinhastri.blogspot.com

Te cuida e bons treinos!! Tou morando em Floripa agora!

sica disse...

Em Portugal, não existem provas piratas, todas têm o apoio técnico da Federação e a regra é sempre cumprida, se a temperatura da água estiver acima dos 22º é proibido o uso do neoprene.