Dean Karnazes - O Ultra Maratonista


Dean Karnazes é o cara....
capaz de correr 680km em 3 dias sem dormir...ele é o cara.
Já ganhou inúmeras provas de resistência de corrida, mas não faz isso pelas vitórias, e sim pelo prazer enorme de correr.

Como ele mesmo diz: ``Fico feliz quando corro´´.

Sou fã deste cara que largou a vida medíocre que tinha.... cheia de dinheiro mas cheia de infelicidade (Palavras dele no livro) para correr e correr pelo mundo.
Em 2007, Dean Karnazes foi eleito pela revista americana Time uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

Já li o livro Ultra Marathon Man e não vejo a hora de ler o próximo que já lançou: 50 maratonas em 50 dias.
50 maratonas em 50 dias!!!!!!!!!!!
Só um detalhe: A última maratona foi em Nova York onde ele completou com 3h15 e seus batimentos médios ficaram em 122

Recentemente ele esteve no Brasil lançando seu livro, e aproveitou para fazer um treininho: Correr por 24 horas.
Minha nossa!!!!
Teve uma pessoa que me disse:
`` Correr 150km em 24h não é muito. E por que ele faz isso???´´

Não é muito?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!?
Realmente para Dean Karnazes não é muito.
Mas para VC meu amigão é o inimaginável.
Seu inconsciente nem cogita SONHAR em correr por 150 km.
Vc não caminha por 5km, o que diga sonhar correr 150km!!!!!
E por que ele faz isso??????
Não é pela fama nem pelo dinheiro, muito menos para se mostrar. Faz por que se sente feliz, coisa que vc não deve ser, nessa sua vidinha medíocre.
Nunca questione o por que um atleta faz o que faz.
Apenas respeite
Se não vai incentivar.... cale se, e não diga nada.
Quando perguntaram para o primeiro homem que iria tentar escalar o Everest..... o por que ele iria fazer aquilo, pois era muito perigoso, Ele respondeu: "Por que o Everest esta lá."
Nossa!!!! Perfeito
Voltando ao assunto principal:
Aqui esta uma foto de Dean em São Paulo em uma das pausas na corrida (já com 80km nas costas) para um lanche.
Ta ai uma coisa que não concordo com ele.... esse tipo de alimentação eu não entendo.
Mas que fique claro que eu não concordo pois não entendo.
Ele come coisas de difícil digestão como iogurte, pizza, feijão burritos mexicanos..... durante o exercício.....
Mas para fazer o que ele faz, nas distâncias que ele faz, uma boa explicação foi dada pela mulher neste vídeo, que disse o que o sabor deve mudar, pois é muito prazeroso comer uma pizza ((Eu que o diga, como adoro pizza!!))
E como o metabolismo dele já esta muito acelerado acaba degradando tudo muito rapidamente, e claro ele acostumou a fazer isso .







11 comentários:

Deco disse...

Ciro,,
Em 2008 participei de uma prova de resistência 24 hs em esteira, é calro que Eu estava com um equipe onde cada atleta correu 4 horas...
Neste evendo chamado Mercovida que ocorreu aqui na FIERGS participou Dean Karnazes o cara correu 24 hs na esteira, tinha que ver quando foi 20hs e ele mandou vir uma pizza, cara ele comia aquela pizza correndo, algo inacreditavel, semelhante ao que ele descreve no livro...
O mais curioso, hoje aqui em Porto Alegre começa a 2ª etapa do MERCOVIDA - com a participação dos ultras Luciano Prado e VAlmir Nunes que tentarão quebrar o recorde mundial de corrida em esteria por 24 hs....

Depois vou publicar um post sobre este evento...
abraços

Daniel disse...

HAUHAU 150Km em 24h é pouco? a grande maioria da população não faria isso correndo nem em um mês!!!!

Rafael Pina disse...

Excelente post.Beleza, vou comprar este livro. Só uma curiosidade, a frase 'porque ele está lá', resposta à pergunta 'porque escalar o everest', é do George Mallory, o primeiro a tentar seriamente escalar o Everest (pode até ter conseguido, pois morreu na descida) 30 anos antes do Hillary.

Abraços.

ciro violin disse...

BLZ Rafael....Valeu pela lembranca

Victor Cortez disse...

Nem imagino o quão difícil deve ser fazer isto ...

Como aqui os tópicos sempre dão polêmica hehehe, segue o link de um tópico do blog do gustavo slaib que fala sobre o karnazes ...

http://golonger.blogspot.com/2009/08/ultra-batalha-aonde-vao-parar-estes-2.html

Abraço
Victor

Anônimo disse...

Victor, é muito difícil. Muito difícil.
É fato que correr até os 38 km para que treina rigorosamente, ainda pode ser possivel, viavel, e imaginavel.
Passar disso comeca a ficar complicado.
Chegar aos 50km entao, só quem tem muito treino, cabeca e pes de ferro.
Passar dos 75km deve ser estenuante, e só consegue finalizar e andar no dia seguinte, quem é ultramaratonista à pelo menos 2 anos.

Dos 85km até 100 km, tem que treinar muuuuito.
Passar de 100km não posso falar por que não imagino como seja.

Quem fala ser fácil, só pode ser estúpido e ignorante, pois não tem nocão nenhuma. Absolutamente nenhuma nocão do que esta falando.

Podemos comparar a falta de conhecimento desta pessoa.... com aqueles físicos que tentam saber como surgiu o universo.
É totalmente chute.

Renato

Anônimo disse...

Excelente post Ciro!! Empolgante!!! Muito legal mesmo!! Um forte abraço e bons treinos!!

Jorge Cerqueira disse...

Ciro, bom dia, esse Dean Karnazes é um fenômeno, pois Eu fui um dos escolhidos pela The North Face para correr ao lado dele e para mim foi muito especial correr com o DEAN ainda mais que Eu e a Valderez fomos os únicos a correr ao lado dele as 24 horas, a kilometragem final não foi de 150Km como vc noticiou aqui, a principio seria 165Km, mais a Organização cortou alguns percursos e no final deu 155 Km, pois a Organização nos informou que ele participou algumas semanas atrás de uma prova lá fora e quebrou 3 costelas e ele quando veio correr as 24 horas no Brasil nos dias 12 e 13 de SET 2009, não deu para ele descansar direito e também como eu corri as 24 horas teve muitos corredores que participaram de alguns percursos que não aguentaram correr e daí ele parava por alguns momentos para esperar alguns corredores chegar e como eu te falei, pelo que eu vi ele correndo ele estava cansado mesmo, pois a pior parte desta 24 horas foi quando chegamos no dia 13 set dentro do luxuoso condominio do Morumbi em que ficamos rodando lá um tempão e tinha muitas subidas e em várias delas ele caminhava e o grupo também caminhanhava, os corredores que estavam de GARMIM me disseram que a velocidade estava entre 7 a 8 min por Km, acredito que ele impôs essa velocidade pq tinha corredores que não era ultramaratonista e estavam lá só para cumprir determinado percurso. Bom pelo que todo mundo fala dele eu acredito que ele corra essa 24 horas em mais Kilometros, pois eu que fiz a minha 1ª Ultramaratona do Rio até Búzios e deu 200kms...
Realmente correr 155Km que nós corremos para 24 horas é pouco mesmo.
Bom vc disse que não concorda com a alimentação dele, foi o que eu te falei pois ele é exceção, pois quando chegamos por volta das 23 horas e 30 minutos no Mercado Municipal vc tinha que ver ele detonando as pizzas eu só comi um pedaço e encheu o meu estômago...E o cara não pode ver Mc Donalds que parava para lanchar. Quanto a foto que vc postou dele comendo nas 24 horas, pois esse local foi no Parque Villa Lobos em SP, entramos e corremos dentro dele, após sairmos dele, o Dean informou que estava com fome e ele pegou aqueles pacotinhos de sal e tacou na maçã e comeu...O cara é fera mesmo.
Bom meu amigo tudo isso que lhe falei vc pode ver no meu blog de corridas www.jmaratona.blogspot.com ou no próprio blog da organização www.thenorthface.com.br e inclusive até postei um vídeo que eu fiz durante o percurso.

Valeu amgio lhe desejo boas corridas.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
http://jmaratona.blogspot.coom

Anônimo disse...

Jorge... você correu 200km ??
Caracas!
PARABÈNS!!!
Parabéns mesmo
Eu nem imagino o que é fazer isso.
Você troca de tênis durante o percurso?

Renato

ciro violin disse...

Jorge, primeiramente parabéns por ter corrido as 24h com o karnezes. Deve ter sido uma baita experiência.
Parabéns por ter corrido 200km tb. Esse é seu record pessoal?
Valeu pelas informações que completaram o post aqui no Blog.
Abs
ciro

Anônimo disse...

Oi Ciro,

Talvez esse post não seja adequado para o que eu vou falar, então, se julgar conveniente, crie um novo. Acho que seu blog, por ser muito lido, pode ser um caminho para o que vou postar.

Ontem corri o Trofeu Brasil de Santos e não me conformei com as falhas da organização (mais uma vez). Não vou ficar pontuando todas, mas somente 2 que me deixaram bem perplexos.

1- Um dos staffs/ fiscais ao me ver colocar a roupa de borracha dise "vc não pode usar roupa". Nesse momento, sem a menor paciencia, olhei pra ele e disse "será que vc leu o regulamento?". Estava na Elite amador acima de 25 anos e ele não queria me deixar colocar a roupa. Depois de passar rádio trocentas vezes parou de infernizar e saiu de fino.

2- O que mais me deixou emputecido: os caras não contrataram banheiro!!!!!!! Não tinha banheiro na prova!!!! Será que eles acham que a gente tem que cagar e mijar no mar? Tive que encarar um banheiro público nojento e sem infraestrutura nenhuma, pq meus 230,00 de inscrição não foram suficientes para eles contratarem um serviço essencial de higiene.

Enfim, não vou me alongar, só queria deixar meu protesto aqui. O monopólio da NA Sports tá chegando num limite de descaso inadimissivel!

Um abraço a todos,

Danilo Grimaldi - SP