Times de Triathlon

Estamos vendo a formação de vários times de triathlon.

Não equipes que ensinam como nadar, pedalar e correr como as assessorias esportivas, mas times de triatletas profissionais ou de triatletas quase profissionais.

Os pioneiros nesse tipo de formação, foi o Tri-Dubai, com os galáticos Norman Stadler, Tim Deboom, Lisa Bentley, Cameron Brown, Dede, e etc








O novo super time que se formou recentemente foi a Commerzbank Team, que é um banco Alemão com ex-integrantes da Dresdner Kleinwort team que era um outro banco que patrocinava a equipe.
Esse novo time tem atletas de renome como o Bi Campeão do Iron Hawaii Normam Stadler.












Outra forte equipe que é comandada pelo campeão do Ironman Hawaii 2005 Faris al Sultan, é a Tri Abu Dhab








Um dos mais conhecidos é a Team TBB do Reinaldo Colucci, que além de ter atletas fortes que ganham provas no profissional, também investem na formação dos atletas mais jovens.

Esta formação não tem patrocínios fortes de $ , mas tem o necessário para fazer bonito por ai, exatamente como vem fazendo, a começar pelo técnico:
O técnico é ninguém menos que Brett Suttom que "somente" tem no currículo mais de 20 atletas campeões mundias em triathlons, duathlons, aquathlons . . .







 


Já li algumas vezes a inglesa fenômeno Chris Wellington Bi campeã mundial de IronMan no Hawai (que era do Team TBB) dizendo sobre, como procurar um bom clube de triathlon.

Geralmente esses ``clubes´´ não são as assessorias como muitas vezes é traduzido... mas sim times de triathlon, com patrocínios e apoios para os atletas forte e mais dedicados.

Nos U.S.A   isso é muito comum, principalmente em San Diego-CA.

Lá tem vários clubes de triathlon, fora as os das Universidades que possuem seus próprios times,  além de o Centro de Treinamento de Triathlon, onde o ex-corredor brasileiro Zequinha Barboza passa treinos de corridas para triatletas,  fica tudo em San Diego CA


Aqui no Brasil, os Dantas ( Ricardo, Renato e Rodrigo) tinham uma equipe forte. Renato e Rodrigo como atletas e Ricardo, o técnico. Bons resultados não faltaram, principalmente para o Renato, que já foi campeão de IronMan´s, tem abaixo de 9h no Hawai, além de um vice no Internacional de Santos 2002.

Quem começou com uma equipe forte também aqui no Brasil, foi o técnico Cali.

Lembro que em São Carlos na fazenda do Urso treinava um turma bem forte. Caras novos, mas que na época treinavam pra valer.

Reinaldo Colucci, Carla Moreno, Rafael Moreno, Henrique Siqueira, Diogo Malagon, Felipe Talarico, Tarcisio Machado, e Manuela Tessarim, e sempre havia o intercâmbio de atletas de outros países, muitas vezes campeões mundiais, vieram treinar aqui.

Essa fazenda tem toda a estrutura necessária para treinar triathlon:

Patrocínio da Damha, asfalto, piscina, lago, academia, sossego . . .

Eu viajei para algumas provas com esse time, além de ter tido a oportunidade de treinar com eles algumas vezes..... e lembro que o "buraco era mais em baixo". Eles treinam pra valer


Qualquer prova que eles estavam, pegavam pódio.
Hoje a equipe do Cali, não é tão expressiva como equipe. É claro que o Reinaldo é o Reinaldo, e a Mariana Ohata, é a Mariana Ohata, mas como equipe forte... de viajar e treinar junto como faziam aquela galera, não fazem mais.

Ah sim . . . agora dois ótimos atletas integraram a Cali Triathlon, o Marcus Fernandes e o Rafael Meneses... esses com certeza serão grandes atletas, e já tem mostrado isso nas provas.

Na minha região, aqual chamamos de DDD 019, esta surgindo uma equipe:
A Tri-Caipiras que tem o Davison Santann´a , como idealizador e `capitão´.
Treinam lá um pessoal muito gente boa como o Marcelo Schwan, Maurício, Carlão, Junior . . . e dois futuros do triathlon, Thomaz Tropiano e o Luigi Prada. Mas como time, a Tri Caipira precisa de um patrocinador, nada muito forte, mas que pelo menos conseguisse dar os uniformes e bancar a inscrição dos mais fortes, como o Thomaz e o Luigi por exemplo. Quem sabe algum dia a Tri Caipira fique forte como a Cali Triatlon foi, ao ponto de chegar numa competição e todos falarem: ``Vixe.... os caras da Tri Caipira estão ai, eles já são pódio´´.

Como vimos, as inscrições do IronMan Brasil 2010 já se esgotaram e ainda estamos em junho de 2009
Espero que o triathlon fique melhor, mas não apenas tendo mais e mais atletas, ou mais e mais eventos.
Precisamos de mais qualidade nos atletas, e mais qualidade no eventos.

Gostaria que mais times de triathlon ``profissionais´´ desses surgissem.


Modelos por aí não faltam

2 comentários:

simplifique disse...

Essa proposta dos times é muito boa mesmo. Espero que dê frutos no Brasil tb.
Abs.

Júnior_Triatleta disse...

Demoro Ciro, estou dentro, se precisar de ajudar estamos ai, muito legal sua idéia.

Abraços e bos sorte em UBATUBA, vamu que vamu.