Quadros de Carbono X Alumínio

Por Luis Otávio

Bikes de carbono (sejam elas de Contra Relógio ou não) são infinitamente mais rígidas que as bikes de alumínio, lógico que rigidez do quadro vai depender muito da geometria, da construção, tipos de tubos e etc..
mas comparando-se bikes de um mesmo modelo as de carbono dão show nas de alumínio.

E digo mais, durante muito tempo eu pedalei bike de titânio e afirmo com certeza que as bikes de carbono são mais rígidas que as de titânio. Mas e daí? Onde isso vai te ajudar? Simples, tudo que se movimenta na bike dissipa energia, e quanto mais rígido o quadro mais energia vc transfere pra roda de trás. Não é tão simples assim, mas no final das contas e mais ou menos isso.

A geometria das Scott Plasma por exemplo, são excelentes pra CONTRA RELÓGIO. Ela tem uma angulação intermediária que vai te permitir posição aerodinâmica e conforto ao mesmo tempo (Existem atletas que compram as Cervelo P3, mas não conseguem se adaptar a inclinação do quadro e passam o tempo todo em pé na bike segurando no guidão porque não consegue ficar clipados ))


Além do mais, a Plasma permite uma “dirigibilidade” que poucas bikes de contra relógio tem no mercado. A Kuota Kalibur tem uma geometria muito parecida e eu sei o que to falando por experiência pois pedalo em uma.

Ainda tem o fato do conjunto quadro/garfo da Plasma ser extremamente leve e aerodinâmico.

Mas ter leveza nos percursos que a gente corre por aqui não é uma necessidade básica e aerodinâmica do quadro, e vai acabar dependendo muito mais de como vc fica em cima dele do que ele por si só. Além de peças como rodas e capacetes que acabam tendo muito mais influência quando o assunto é brigar contra o vento.

Eu sou fã da marca (Scott). Só tem um porém:

A bike tem aquele sistema que não usa canote e vc tem que literalmente meter a serra no quadro depois que ajusta sua posição e não tem muita margem de erro, isso causa 2 problemas a meu ver,
primeiro vc vai ``casar´´ com a bike ou vender ela pra alguém de dimensões muito parecidas com a tua (o que no meu caso é um problema J).
Até existem uns adaptadores de canote que acabam salvando mais uns 5-6cm de quadro caso alguém corte errado ou compre uma bike cortada menor – isso pra mim era novidade até outro dia.

Não esquecer de ter que fazer um BIKE FIT com alguém que seja muito bom e não erre (já vi pessoas cortar demais o canote das Scott´s e depois ter que trocar de quadro).

Um outro problema é que não cabe em cases padrão porque vc não consegue tirar o “canote”, eu sei que a Scott fez uns cases pras plasma, mas nunca vi.

Luis Otávio é triatleta amador
Já foi campeão paulista de ciclismo Contra Relógio e tem o melhor tempo amador do ciclismo no Troféu Brasil de Triathlon (40km em 54 minutos)

Um comentário:

marcione disse...

Olá amigo, aonde eu compro um prolongador para minha plasma, o quadro foi serrado e ficou pequeno para mim...desde já agradeço a atenção.