A tão sonhada vaga

Este mês quero falar um pouco sobre esta tão sonhada vaga para o tão sonhado IronMan Hawaí.

Quero dar uma outra perspectiva de visão e uma outra referência na comparação.

Todo triatleta sabe sobre o IronMan Hawaí.
Foi la que tudo começou.
É a prova onde é realizada a final do campeonato, e onde só os melhores estão.
Um campeonato mundial não poderia ser em um local mais desafiador.
Costumo chamar aquela ilha, de ilha maluca, de tantas variáveis que ocorrem por lá.

A Grande Ilha, com certeza é o melhor lugar para se competir um campeonato mundial, pois além do atleta ter que lutar com ele mesmo numa prova de Ironman, que ja seria por si só extremamente difícil, ainda tem que lutar contra a natureza num ambiente descontrolado, e se não bastasse isso, ainda tem que lutar contra os melhores dos melhores em suas respectivas categorias.

Isso sim é um campeonato mundial de verdade!

O mais engraçado é que existe alguns casos em que os atletas ralam e ralam e ralam, treinam, treinam, e treinam apenas para conseguir a vaga.
Conseguiu?
Pronto.
Já vou realizar meu sonho de ir para o Hawaí.
Já basta!

O atleta já se sente com o dever cumprido, desencana, descansa mais do que precisaria, volta a treinar muito tarde sem muito foco, além de apenas estar preocupado em comprar as passagens, escolher o carro que vai alugar, e o lugar que vai ficar lá.
Fora isso, quando o atleta já esta no Hawaí, uma semana antes do evento, fica tão deslumbrado com o lugar que esquece que esta lá "a trabalho" e não a passeio, e come mais do que deve, além de querer fazer turismo enquanto deveria estar se poupando os se lapidando.

Quero aqui dar uma nova visão para todos os triatletas que se classificaram para o Hawaí este ano no IM Brasil.

Pessoal: É agora que a "brincadeira" começa de verdade.
Você apenas deu mais um passo, e apenas subiu mais um degrau da escada.
Nada de moleza até outubro.
O buraco lá, é sim bem mais em baixo.

Se você achou o IronMan Brasil difícil na ilha de Floripa, com aquele friozinho, e plano quase em 80% do percurso . . .
Se prepare por que as dificuldades do Hawaí chegam a ser bizarras.

Minha ideia aqui não é fazer uma lista enumerando cada coisa, e o que cada um deve fazer para enfrentar as dificuldades de Kona, mas sim, dizer que o respeito pelo Ironman deve no mínimo permanecer, se não, aumentar.
Mesmo por que uma "receita de bolo" não funciona nunca!!
Cada um deve fazer, se preparar e treinar de acordo com seu condicionamento, apenas pode e deve simular algo parecido com o que acontece no Hawaí. E isso é um problema de você com seu técnico.

O que quero, é chamar a atenção para que o espírito Ironman continue.
Você precisa ter respeito pela prova.
O que na minha opinião quer dizer: ter medo do do Iron Hawaí.

Se você esta indo lá pela primeira vez, tenha medo de não terminar, e se terminar, ir direto para o soro, além de ficar meses sem poder praticar exercícios depois.
Se até para quem assiste a prova, é complicado, imagina para quem esta fazendo. . .

Se você esta indo pela segunda ou terceira vez, redobre o respeito, olhe para trás e veja cada erro cometido no ano anterior, na semana que antecede, na largada, na luta corporal e na pancadaria do começo da natação, na transição, no início do ciclismo "gostoso" e que rende médias de 45km/h e que pode te fazer pagar no final, na subida de 30km contra o vento em Hawi, na descida contra o vento de Hawi (sim, lá o vento muda a toda hora), nos primeiros 14km de plano da maratona, na subida da Apalani, e no inferno de 43 graus do Energy Lab o qual fica abaixo do nível do mar, e que se você não viu miragem o ano passado, talvez verá esse ano.

Pessoal.... uma dica de quem já passou perrengue na Bia Island:

Treine !!!!!
Treine, por que a prova é complicada!!


Para você que conquistou a vaga, um grande parabéns.
Para você que conquistou a vaga e vai para o Hawaí: Nos vemos no desfile das nações.

Grande abraço

ciro

4 comentários:

LODD disse...

Cirão,

Bela "chacoalhada" essa... É o mesmo que acontece com a maioria dos atletas olímpicos. Eles conseguem a vaga e vão pra olimpíada passear, fazer matéria pro fantástico e etc.. Muito poucos são os que realmente vão pra lá pra completar a jornada.

Mas, muito além de uma mentalidade pobre, eu acho que isso é o reflexo da política espotiva do nosso país. Do valor que o Brasil dá aos seus atletas...

É de se pensar...

Abs

LODD

Pablo Dickinson disse...

Parabéns ae Ciro..capa da revista Finisher....é isso ae

ciro violin disse...

Muito bom...
Pensei exatamente a mesma coisa na hr de escrever.

Nos atletas olímpicos....
Batalha, batalha, batalha para conseguir a vaga e depois param de teinar.
Não entendo isso!.

cfportugal disse...

Cada um tem um objetivo na vida, uns querem ser médicos, outros advogados, outros querem a vaga, outros querem terminar uma corrida de 5k, 10k, 21k e 42k, se contetam com seus "limites", não vejo onde está o erro em focar dessa forma. Demorei pra entender isso, até realizar meu objetivo, DE FATO, então consegui equilibrar e entender esse pensamento. Agora Vaga olimpica, deveria sim sob pressão das confederações obrigar a melhorar, evoluir, não em um IM, categorias amadoras, sem um porque, a não ser satisfação pessoal, pois finaceira não terá mesmo, ainda mais no nosso país.