O básico da alimentação

Se alimentar corretamente é uma questão bem complicada, e que sempre gera muitas dúvidas, questionamentos, brigas, e em alguns casos, até fórmulas milagrosas.

Quando você entende o que precisa, e o que cada alimento vai fazer em seu organismo, tudo fica mais simples, claro e fácil.

Minha opinião sobre a alimentação diária, pré treino, pós treino, e durante o treino é sempre a mesma:

Você precisa saber se alimentar.

E mais.... acho que questão de alimentação deveria ser AULA no ensino básico de escolas.

É incrível como as pessoas não sabem comer direito!

É fato que só conseguem resultados expressivos, quem une a disciplina de bons treinos a alimentação correta.
Se o atleta fizer uma boa junção entre os quesitos: Treinar corretamente + se alimentar corretamente, a recuperação será muito, mas muito mais eficiente.

Minha ideia sobre uma boa alimentação, esta totalmente ligada a decorar e entender o básico do que é cada alimento, e qual a função dele dentro de seu organismo.

A maioria das pessoas não sabe.

Tudo bem, não é preciso saber.

Mas é preciso querer saber.

Para isso é preciso procurar alguém saiba, e que queira te passar a informação, seja gratuitamente, pagando por ela, ou do jeito mais simples que é pesquisar em livros e internet.
Na minha opinião, com a internet presente na vida da pessoas, e com a quantidade de informação contida nos sites, só não sabe se alimentar quem realmente não quiser.

Basicamente, é preciso saber o que é carboidrato, o que é lipídeo (gordura), o que é proteína e o que é fibra.

É preciso olhar para uma mesa servida, ou em um bife de restaurante self-service, e ter decorado na cachola o que é arroz, o que é feijão, o que é carne, o que é soja, o que é ervilha, o que é tomate, macarrão, salada, e assim por diante.

Se não bastasse isso, é preciso saber depois qual o básico da função de cada um deles dentro de seu organismo.

Complicado?

Eu sei.
Mas se você quer melhorar, é preciso comer direito.

É preciso saber qual alimento é necessário pré-treino, o que é necessário durante o treino, e pós treino.

O ideal é saber o por que se esta tomando o gel de carboidratos, e não simplesmente ingeri-lo sem saber o que ele faz, ou pior... por que simplesmente seu nutricionista falou.

Basicamente, você precisa saber que para seu corpo gerar energia para andar, pensar, trabalhar, treinar... o organismo precisa de carboidratos + oxigênio, e que com eles ocorre uma reação química em sua células liberando como produto gás carbônico e energia.

Você precisa saber que proteínas são para recompor os músculos, e que as fibras são para "limpeza".

Você precisa entender que não adianta comer uma barra de proteína quando esta precisando de carboidratos.

Isso é básico!!!!

Para melhorar sua performance, você necessita saber o básico, pelo menos.

Queira saber mais sobre você.
Estude mais você.
Observe mais você mesmo. . . observe as reações que ocorrem antes e depois de determinadas refeições.
Se teste mais.
Condicione seu organismo a comer corretamente.
Discipline seu organismo a comer corretamente.


Pare de comer o que te faz mal!!!!!

Se re-eduque a comer.

Eu garanto que a alimentação correta, apenas vai agregar força e recuperação ao seu dia.

Você vai se sentir mais disposto, e como consequência vai com certeza abaixar o tempo naquela competição.



Seu organismo agradece

ciro

Um comentário:

Gina disse...

Oi Ciro,

Show!!

TUDO ISSO QUE DISSE É FUNDAMENTAL......TB ACHO VIU....ALIÁS TENHO CERTEZA:-)


Bjs


Gina