Opinião

Vácuo no Triathlon


http://www.mundotri.com.br/mundotri-magazine/











Como todos já sabem o Triathlon, mais especificamente o Ironman, nasceu de uma aposta entre o pessoal da marinha americana, em que se questionavam quem seria o melhor: Um nadador, um ciclista ou um maratonista.
O ciclismo é um esporte individual, e a ideia de você ter que gerar sua própria energia para empurrar os pedais para baixo, deixa o esporte mais desafiador.

Apesar do ciclismo ser um esporte individual, todas as provas de ciclismo, tirando as de contra relógio, tem o vácuo permitido.
Mas, os pioneiros do Ironman deixaram bem claro, e que o vácuo não seria permitido, pois pelo princípio do evento, seria o atleta não ter "facilidades" e com isso tudo ficaria mais complicado.
Trinta e poucos anos depois vemos que o Ironman sofreu uma grande ramificação, e hoje vemos triathlons menores, triathlons com vácuo liberado, duathlon com ou sem vácuo. Tudo para adaptar o esporte às pessoas, o clima, o relevo e condições de cada situação e país

Minha opinião é que podemos dividir o triathlon em dois segmentos:
Ironman, e Triathlon Olímpico.
Para mim, esses são dois esportes completamente diferentes, e apenas são feitos dos mesmos esportes. Quero deixar bem claro que para mim, o Ironman é um esporte, e o Triathlon Olímpico é outro.

O que torna eles diferentes?
O vácuo liberado no Olímpico.

Com este artifício, tudo muda, e o atleta deve se moldar para participar especificamente dessa "ramificação".

No Ironman, atletas que nadam mal, podem se recuperar no ciclismo, e ainda em alguns casos abrir uma vantagem significativa para quem sabe conseguir a vitória.
Agora, para que nada mal, é impossível largar em um Triathlon Olímpico, pois com o vácuo liberado, a diferença será enorme na T2, e mesmo que o cara corra bem, não será possível tirar a desvantagem.

O Triathlon Olímpico com vácuo liberado já é uma realidade. Esta dando certo, e já iremos para a 4a Olimpíada.
As competições da ITU estão cada vez mais disputadas e bonitas de se ver, pelotões enormes na natação, no ciclismo, e as chegadas sendo definidas apenas nos sprints. Isso é bom para o público, isso é bom para a TV e consequentemente bom para os patrocinadores, acho que não tem mais volta, e isso é ótimo.

O Ironman é sempre o Ironman. Difícil de completar pelas distâncias absurdas, e ainda tendo a dificuldade de transpor todas as barreiras que a natureza coloca como o vento contra no ciclismo. Isso deixa a prova com um charme a mais, e atrai muitos e muitos adeptos para esses eventos.
O que esta certo e o que esta errado?
Não existe isso.
Como tudo em nosso mundo evolui, nosso esporte também iria evoluir, e ainda bem que isso acontece.
Apenas lembrem se que Triathlon não é mais Triathlon.
Ironman é Ironman e Triathlon Olímpico é Triathlon Olímpico.
Independente de qual sua escolha, exitem regras, e cumpri-las corretamente torna este esporte maravilhoso.


ciro violin


Veja as opiniões de Ana Lídia Borba, e Cleiton Abílio em:

http://www.mundotri.com.br/mundotri-magazine/

5 comentários:

Simon Leonel disse...

Legal demais.
E isso ai irmao.
e já desejando a vc uma optima viagem. boa sorte e força total mam. sucesso pra ti. abç

Anônimo disse...

Cara, escrevendo muito bem, hein (parabéns pelos ótimos texto e ideia)???

...

Manda ver lá em Kona (muita boa sorte)!!!

Júnior_Triatleta disse...

Blz Ciro, primeiro boa sorte no Hawaii, que Deus te ilumine e sobre o post concordo com suas palavras e tbm acho que são esportes diferentes apesar de que, estamos falamos do mesmo esporte, estranho mas é isso, sou totalmente contra o vácuo (minha opinião) mesmo pq o triathlon é um esporte individual, mas isso não vai mudar, só estou expressando minha opinião, abraços e bons treinos para vc...

FREE ATLETA disse...

Show Ciro, manda ver no Iron !!! rsrs

Ricardo disse...

Ciro,
ESpero que acorde em um ótimo dia, bem disposto e v oar em Kona.
Qto ao Triathlon estar sendo "dividido", na minha opinião é simples, o olímpico é comercialmente vendável na TV e isto é o que importa, contudo, eu prefiro as raizes desta modalidade onde quem esta fazendo a prova quer fazer o desafio "individualmente" e testar o quanto é resistntee quanto tem de força de vontade.