Estava lendo o blog do Bruno Vicari... (http://blogs.jovempan.uol.com.br/pedaladas/ciclismo/post-aberto-ao-tour-de-flandres/ ) ...esses dias, em que ele falava sobre o Tour de Flanders que ocorreu domingo com a vitória do Nick Nuyens (Saxo Bank).
Na matéria ele falava sobre o favoritismo do Fabian Cancellara, pois havia vencido o ano passado, com um ataque a 3km da chegada... Então fiquei curioso sobre alguns assuntos e fui pesquisar sobre Cancellara.
Fabian Cancellara é phoda!! Esse cara é um monstro em cima da bike, e a maioria dos que conhece homens/bicicletas/eventos de ciclismo sabem disso.
Ele é capaz de vencer quase todas as etapas de contra-relógio de qualquer evento de ciclismo, e esta mais para um cavalo em cima da bicicleta do que um Ser Humano.
É incrível a força, o ritmo, a cadência, o passo, a constância, o giro, a beleza, a concentração, a velocidade que ele é capaz de produzir em cima de uma bike seja ela de TT ou Road..... e também de Montain Bike, bike de pista, bicicross, bike de passeio, velotrol, pedalinho no lago, etc, etc, etc
Lembrando que é capaz de vencer -bonito- a grande maioria dos atletas, mesmo todos estando de bikes de carbono, tops e protótipos, e ele com uma bike Road de alumínio, adaptada para contra-relógio.
To certo ou to errado??
Bom.... mas não é sobre isso que eu quero falar. Quando fiz minha pequena pesquisa no meu grande amigo Google, vi que o "Cavalo" agora pedala de Trek.
TREK ?????
Mas . . . .
Esse pula - pula de equipes é bem complicado... e as trocas das marcas de bikes igualmente complicado.
O Cancellara a alguns anos pedalava de Cervélo, acho eu, tanto é que foi campeão olímpico com uma P3.... isso antes de pedalar de Specialized.
Com certeza ele deve ter ajudado a desenvolver a P4 na época, e depois, pela Specialized, ele venceu inúmeras provas.......... inúmeras.... além de que ajudou os engenheiros a desenvolver a Tarmac, e a Shiv . . . me corrijam se eu estiver errado por favor.
E agora ele pedala de TREK, numa nova equipe chamada Lopard.
Quero chegar no ponto que até onde é interessante para um atleta essa troca de marcas?
Sabemos que ele agrega muito para as marcas.... mas e ele ?
É interessante ele ficar trocando tanto?
Não seria muito melhor para ambos..... essa lealdade? Essa fidelidade? Essa reciprocidade?
Quem é fã do Cancellara, com certeza ficou também fã das Specializeds, e comprou bikes Specializeds.
E agora?
Agora vai ter que comprar TREK ??
Eu sei que isso não depende do atleta, e ele tem que pular e pular para onde é melhor....ou onde pagam melhor.
Sei também que as empresas mudam o tempo todo de chefões..... e se o novo BOSS ( no caso de bikes ) não gosta de ciclismo, e prefere Triathlon, ele vai dar prioridade para patrocínios de triatletas.
Com as marcas esportivas também é o mesmo caso. Um ano eles patrocinam um monte de atletas de Volei. No outro de futebol. No outro de atletismo...
PORRA!!!
Que saco!!
Vimos a vida toda a Fernanda Keller de NIKE..... agora usa Mizuno.
Vimos a vida toda o Oscar Galindez de Reebok.... e agora é Olympicos.
Os atletas são os grande perdedores nessa questão.... são vítimas.
Eles tem que ir onde estão sendo chamados... Infelizmente ....
O esporte é maravilhoso para a maioria das coisas, mas como tudo na vida, tem as partes ruins.
Posso citar os cartolas que não entendem nada de esporte, os organizadores de eventos, as marcas que influenciam totalmente e diretamente equipes e atletas, quando não influenciam diretamente sobre o ganhador de uma competição como a Copa do Mundo de 98 na França.
Infelizmente o esporte é assim.
Apenas gostaria de deixar registrado - no meu espaço - que detesto essa situação.
Eu não sou porra nenhuma perto do Oscar Galindez, ou da Fernanda Keller....... e eles também não são nada perto de atletas como Nadal ou Federer...... que também não são nada comparados ao David Beckhan e ao Ronaldinho na sua época áurea.
Mas quero ao máximo........ ao máximo, tentar ser recíproco com quem me apoia.
As empresas que me apoiam hoje, não apenas me dão equipamentos, ou dinheiro. Eles abraçaram uma causa.
A minha causa.
Patrocinar um projeto.
Eu gostaria que a Specialized tivesse ido junto com o Cancellara para a Leopard, como a Trek foi com Lance Armstrong para a Discovery e depois a Radio Shack.
Eu gostaria que o Galindez tivesse vencido Mar del Plata semana passada com o Reebok no peito, ainda.
Gostaria que a Fernanda Keller ainda sustentasse o Nike nos maios coloridos que ela sempre usa.
Eu não sei o que aconteceu para não estarem mais usando........ apenas gostaria que o mundo tivesse mais situações de fidelidade, reciprocidade, parceria, e união.
Não apenas para o esporte........... mas para a vida.
Usar princípios como esses no esporte....será apenas uma consequência de usa los na vida.
Apenas isso.